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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2016.tde-11102016-100724
Documento
Autor
Nome completo
Lucelindo Dias Ferreira Junior
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2016
Orientador
Banca examinadora
Amaral, Daniel Capaldo (Presidente)
Carvalho, André Carlos Ponce de Leon Ferreira de
El Marghani, Viviane Gaspar Ribas
Manzato, Marcelo Garcia
Rezende, Solange Oliveira
Título em português
Definição do campo das propriedades em aplicações de sistema de engenharia Kansei utilizando inputs de consumidores em lojas virtuais
Palavras-chave em português
Envolvimento do consumidor
Métodos estatísticos de agrupamento
Sistema de Engenharia Kansei
Sistema de recomendação
Resumo em português
O envolvimento do consumidor é fundamental nas fases iniciais de projetos de produtos inovadores, para a coleta de informações sobre interesses e preferências orientadores do processo de geração de ideias e conceitos de novos produtos. Uma das formas de viabilizar este envolvimento é utilizando ferramentas do tipo Sistema de Engenharia Kansei. Esse tipo de ferramenta permite a tradução de inputs de grande volume de consumidores em configurações de produtos otimizados para auxiliar a equipe de projeto, no Processo de Desenvolvimento de Produtos. Há duas principais limitações nos Sistemas de Engenharia Kansei propostos na literatura. A primeira é a operacionalização do envolvimento do consumidor na etapa de definição do campo das propriedades, i.e., captação dos dados de entrada dos consumidores. A segunda é a continuidade do envolvimento, com a intenção de fornecer informações atualizadas à equipe de projetos de produtos. Este trabalho propõe e testa procedimento automático para apoiar a definição do campo das propriedades utilizando inputs indiretos de consumidores obtidos em lojas virtuais, empregando e adaptando métodos utilizados em aplicações de Sistemas de Engenharia Kansei e Sistemas de Recomendação Híbridos. O procedimento automático fornece como resultado principal uma lista de produtos e propriedades, obtidos da realidade, representativos do domínio Kansei para utilização nas etapas posteriores de um Sistema de Engenharia Kansei. O teste do procedimento automático demonstrou que a dissimilaridade presente no conjunto inicial de produtos determina o número máximo de produtos representativos do domínio; e, que o grupo de produtos e propriedades representativos do domínio, obtido da aplicação do procedimento automático, pode apresentar disparidade com relação a um grupo referencial obtido utilizando método de planejamento de experimentos, embora atenda aos critérios informados na literatura seminal de Engenharia Kansei.
Título em inglês
Spanning the space of product properties in Kansei Engineering System applications using customer inputs obtained from virtual stores
Palavras-chave em inglês
Customer involvement
Kansei Engineering System
Recommendation system
Statystical clustering methods
Resumo em inglês
The customer involvement is critical in the early stages of innovative projects, to collect information about guiding interests and preferences of the process of generating ideas and concepts of new products. One way to facilitate this involvement is using the type system of Kansei Engineering tools. This type of tool allows the translation of large volume of inputs of consumers in products optimized settings to assist the project team, the Product Development Process. There are two main limitations in Kansei Engineering Systems proposed in the literature. The first is the operationalization of consumer involvement in the step of defining the field of properties, i.e., capture the input data consumer. The second is the continued involvement with the intention to provide updated information to the team of product designs. This thesis proposes and tests automatic procedure to support the definition of the properties field using indirect inputs of consumers obtained in virtual stores, using and adapting methods used in applications of Kansei Engineering Systems and Hybrid Recommender Systems. The automatic procedure provides as main result a list of products and properties obtained from reality, representative of Kansei domain for use in the later stages of a Kansei Engineering System. The automatic test procedure showed that the dissimilarity present in the initial product set determines the maximum number of products representative of the field; and that the product group and representative properties of the domain obtained from the application of the automatic procedure can present disparity with respect to a reference group obtained using planning method of experiments, although meets the criteria given in the seminal literature Kansei Engineering.
 
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Data de Publicação
2016-10-14
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • FERREIRA JUNIOR, L. D., e Amaral, Daniel Capaldo. Identification of constructs typifying virtual consumer involvement in product development. Product (IGDP), 2014, vol. 12, p. 1-6.
  • FERREIRA JUNIOR, L. D., et al. O fenômeno das redes sociais de consumidores na descrição da visão do produto: ferramentas e potencialidades. In XXXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Salvador, 2013. A gestão dos processo de produção e as parcerias globais para o desnvolvimento sustentável dos sistemas produtivos., 2013.
  • Amaral, Daniel C., FERREIRA JUNIOR, L. D., e BENASSI, J.L.G. Engenharia Kansei para construção da visão do produto: integrando teorias de design e gerenciamento de projetos. In Albertina Pereira medeiros, e Marcelo Gitirada Gomes Ferreira. IDEMI - Integração para inovação. Organizador. Florianópolis : UDESC, 2012{Volume}. cap. 1, p. 211-229.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18156/tde-11102016-100724/
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