• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2019.tde-17052019-132153
Documento
Autor
Nombre completo
Gisele Rodrigues Atayde
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2019
Director
Tribunal
Amaral, Daniel Capaldo (Presidente)
Eulalia, Elaine Paiva Mosconi de Santa
Santos, Marli Elizabeth Ritter dos
Título en portugués
Plano tecnológico para líderes de grupo de pesquisa: possibilidades, conteúdo e práticas comparadas em áreas de engenharia do Brasil e Canadá
Palabras clave en portugués
Empreendedorismo acadêmico
Líder de grupo de pesquisa acadêmica
Pesquisador-empreendedor
Plano tecnológico
Universidade empreendedora
Resumen en portugués
A literatura de gestão tecnológica reconhece o planejamento como fonte de sucesso para o desenvolvimento de inovações, e traz recomendações e sugestões para sua elaboração. Quando a inovação é gerada à partir de conhecimento científico, os líderes de grupos de pesquisa habitualmente adotam como fundamento o planejamento da pesquisa acadêmica. Quais as práticas de planejamento de tecnologia utilizadas por líderes de grupos de pesquisa no ciclo de vida da pesquisa acadêmica? Há correspondência entre tais práticas e as recomendações das teorias sobre Plano Tecnológico? Há lacunas entre os conteúdos identificados e as práticas adotadas? Estas questões são investigadas por meio de um estudo comparativo entre quatro líderes de pesquisa de áreas da engenharia, inseridos em ecossistemas de inovação distintos: Brasil e Canadá. Os relatos dos líderes sobre sua experiência no desenvolvimento da inovação foram comparados à luz das práticas e conteúdos identificados em revisões de literatura em Gestão de Tecnologia, Gestão de Desenvolvimento de Produtos, Gestão de Projetos e Empreendedorismo Tecnológico. Conclui-se que há suficiente evidência para elaboração de uma metodologia para aplicação do plano tecnológico no contexto de grupos de pesquisa e consequentemente o monitoramento da efetiva relevância junto aos seus líderes, bem como a melhoria deste instrumento quanto à sua assertividade como facilitador na tomada de decisão em pesquisa quanto na criação e transferência de novas tecnologias.
Título en inglés
Technological Plan for research group leaders: possibilities, content and comparative practices in engineering areas of Brazil and Canada
Palabras clave en inglés
Academic entrepreneurship
Entrepreneurial university
Leader of research group
Researcher-entrepreneur
Technology plan
Resumen en inglés
The technological management literature recognizes planning as a source of success for the development of innovations, bringing recommendations and suggestions for its elaboration. When innovation emerges from scientific knowledge, research group leaders usually base their planning on academic research. What are the technology planning practices used by research group leaders for the academic research lifecycle? Are there any correspondence between such practices and the recommendations of the theories regarding Technological Plan? Are there any gaps between the identified content and the practices adopted? These questions are investigated through a comparative study between four research leaders from engineering areas, inserted in different innovation ecosystems: Brazil and Canada. The leaders' reports on their innovation development experience were compared in the light of the practices and contents identified in literature reviews in Technology Management, Product Development Management, Project Management and Technological Entrepreneurship. It is concluded that there is sufficient evidence to elaborate a methodology for a technological plan application in the research groups context and consequently monitoring its effectiveness and relevance along with research group leaders, as well as the improvement of this instrument regarding its assertiveness as a research facilitator and as a support to create and transfer of new technologies.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-05-31
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.