• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.18.2014.tde-23062014-091227
Documento
Autor
Nome completo
Vanessa Nappi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2014
Orientador
Banca examinadora
Rozenfeld, Henrique (Presidente)
Martins, Roberto Antonio
Zancul, Eduardo de Senzi
Título em português
Framework para desenvolver um sistema de medição de desempenho para PLM (Product Lifecycle Management) com indicadores de sustentabilidade
Palavras-chave em português
Framework
Product Lifecycle Management
Indicadores de desempenho de sustentabilidade
Sistema de medição de desempenho
Resumo em português
De modo geral, há pouca informação disponível aos gestores para orientá-los tanto sobre o desenvolvimento de um Sistema de Medição de Desempenho (SMD) quanto à adequabilidade do SMD atual. Já Product Lifecycle Management (PLM) é uma abordagem para a gestão integrada das informações e dos processos de negócio para todas as fases da vida de um produto. A fim de compreender todas as fases da vida de um produto e, de forma consistente, considerar a abordagem PLM, as empresas estão tentando incorporar indicadores de desempenho de sustentabilidade em seus SMDs. O presente trabalho possui por objetivo propor um framework para o desenvolvimento de um SMD para a abordagem PLM com ênfase na sua aplicação prática, compreendendo as seguintes características: um procedimento com a descrição dos seus passos; um conjunto de ferramentas como formulários para apoiar o procedimento; uma lista de indicadores de desempenho de prática seleção dos indicadores na aplicação do framework, relacionados com PLM e sustentabilidade. Esta pesquisa adota a metodologia de pesquisa em design, como a abordagem mais ampla, na qual a proposta do framework é sintetizada da literatura e posteriormente aplicada e aperfeiçoada à medida que se conduzia uma pesquisa-ação. As principais contribuições consistem em possibilitar o diagnóstico do SMD atual da empresa assim como o seu nível de maturidade e selecionar indicadores com base em uma lista previamente sistematiza, para facilitar essa escolha. Finalmente, mostra-se que é possível incorporar indicadores de desempenho de sustentabilidade nos SMDs atuais da empresa para abordagem PLM, desde que existam stakeholders interessados em estabelecer objetivos estratégicos para a sustentabilidade.
Título em inglês
Framework to develop a performance measurement system for the Product Lifecycle Management with performance sustainability
Palavras-chave em inglês
Framework
Performance measurement system
Product lifecycle management
Sustainability performance indicators
Resumo em inglês
Usually there is little information available to managers to guide them on either the development of a Performance Measurement System (PMS) or the uptade of the current PMS. Product Lifecycle Management (PLM) is an integrated approach to information management and business processes for all stages of life of a product. Further, in order to fully address all phases of a products life and consistently support consider the PLM; companies are trying to incorporate sustainability performance indicators into their PMS. Thus, this work aims at proposing a framework to develop a PMS for the PLM approach with an emphasis on practical application, comprising the following characteristics: a procedure containing steps and a set of tools such as forms to support them; a list of performance indicators PLM and sustainability to enable the selection of indicators. This research adopts the design research methodology, as the broader approach, in which the proposed framework is synthesized from literature and then applied and improved during an action research. The highlights of the framework are the diagnosis of the current SMD company as well as their level of maturity of the PMS and the selection of performance indicators through a list. Finally, this work indicates that is possible to incorporate sustainability performance indicators into the PMS for the PLM approach as long as there stakeholder interested in establishing strategic objectives for sustainability.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2014-06-26
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.