• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2017.tde-24112017-083031
Documento
Autor
Nome completo
Juliana Suemi Yamanari
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2017
Orientador
Banca examinadora
Guerrini, Fábio Müller (Presidente)
Santa Eulalia, Luis Antonio de
Valente, Fredy João
Título em português
Empresa S^3: caracterização do princípio de colaboração
Palavras-chave em português
Colaboração
Empresa inteligente
Empresa sensitiva
Empresa sustentável
Modelagem de empresas
Resumo em português
A capacidade de antecipar decisões, reagir rapidamente às mudanças, bem como sustentar e aprimorar os avanços alcançados ao longo do tempo, caracterizam a Empresa sensitiva, inteligente e sustentável. O objetivo da pesquisa é analisar e sistematizar os principais elementos da Empresa S^3 para caracterizar o princípio de colaboração. A metodologia de pesquisa utilizada compreende um estudo bibliográfico para o embasamento teórico, desenvolvimento de modelos de empresas e instanciação em um caso real por meio da metodologia de modelagem For Enterprise Modeling (4EM) orientada para a gestão do conhecimento. O estudo bibliográfico contempla a contextualização dessa iniciativa em disciplinas consolidadas, identificação de aspectos e princípios norteadores, bem como uma revisão sistemática sobre redes colaborativas. Como contribuição da pesquisa, menciona-se a caracterização do princípio de colaboração no âmbito de Empresa S^3 através de um caso exemplo, bem como a sistematização do conhecimento acerca de um tema incipiente e inovador, evidenciando futuras pesquisas e aplicações.
Título em inglês
S^3 Enterprise: characterization of the collaboration principle
Palavras-chave em inglês
Collaboration
Enterprise modeling
Sensing enterprise
Smart enterprise
Sustainable enterprise
Resumo em inglês
The ability to anticipate decisions, react quickly to changes, and sustain and improve the progress made over time, characterize a sensing, smart and sustainable Enterprise. The objective of the research is to analyze and systematize the main elements of the S^3 Enterprise to characterize the collaboration principle. The research methodology used includes a bibliographical study for the theoretical basis, the development of enterprise models and instantiation in a real case through the modeling methodology For Enterprise Modeling (4EM) oriented to knowledge management. The bibliographic study contemplates the contextualization of this initiative in consolidated disciplines, identification of aspects and guiding principles, as well as a systematic review on collaborative networks. As a contribution of this research, we mention the characterization of collaboration principle within S^3 Enterprise through an example case, as well as the systematization of the knowledge about an incipient and innovative theme, evidencing future researches and applications.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-11-28
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.