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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2011.tde-05032011-103349
Documento
Autor
Nome completo
Roberta Salgado Gonçalves da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2011
Orientador
Banca examinadora
Cazarini, Edson Walmir (Presidente)
Hoffmann, Wanda Aparecida Machado
Peçanha, Dóris Lieth Nunes
Título em português
Proposta de diretrizes para o desenvolvimento da gestão do conhecimento por meio de comunidades de prática
Palavras-chave em português
Comunidades de prática
Cultura organizacional
Diretrizes
Fatores críticos de sucesso
Gestão do conhecimento
Tecnologia de informação e comunicação
Resumo em português
São propostas vinte e duas diretrizes para desenvolver a gestão do conhecimento por meio de comunidades de prática, com o auxílio da cultura organizacional e da tecnologia de informação e comunicação. A pesquisa se utilizou de um questionário e uma entrevista submetidos a tomadores de decisão nas áreas de recursos humanos e de tecnologia da informação em organizações empresariais no interior do Estado de São Paulo. Verificou-se que existem tecnologias de informação e comunicação disponíveis para iniciar o desenvolvimento de comunidades de prática, e identificou-se que ocorrem práticas de gestão do conhecimento em algumas organizações. O conhecimento é uma fonte crítica que tem encorajado as organizações a darem mais atenção ao seu gerenciamento, sendo necessário para estabelecer um ambiente de inovação nas organizações no contexto da nova economia. Consequentemente, o desenvolvimento da gestão do conhecimento por meio de comunidades de prática é uma forma de alcançar essa capacidade estratégica crítica.
Título em inglês
Proposal of guidelines for the development of knowledge management by means of communities of practice
Palavras-chave em inglês
Communities of practice
Critical success factors
Guidelines
Information and communication technology
Knowledge management
Organizational culture
Resumo em inglês
This dissertation proposes twenty-two guidelines for the development of knowledge management by means of communities of practice with the support of organizational culture and information and communication technologies the research comprehended a questionnaire as well as an interview intended for decision makers in the area of human resources and information technology in enterprises in the interior of São Paulo state. It was possible to observe that there exist information and communication technologies available for the development of communities of practice and the occurrence of practices of knowledge management was identified in some organizations. Knowledge is a critical resource that has encouraged organizations to devote more attention to their management. Is is also necessary for the establishment of an innovation environment in the organizations within the context of the new economy. Therefore the development of knowledge management by means of communities of practice is a way to achieve such a critical strategic capacity.
 
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roberta.pdf (1.08 Mbytes)
Data de Publicação
2011-03-30
 
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  • OSTANEL, Carlos Eduardo, et al. A sistematização do conhecimento em uma instituição de ensino superior utilizando a metodologia EKD. In Simpósio de Engenharia de Produção (SIMPEP), 37, Bauru, 2010.
  • SILVA, Roberta, e CAZARINI, Edson. Tecnologias essenciais para desenvolver comunidades de prática e gestão do conhecimento. In [online], , . [acesso 2012-07-02]. Disponível em : <http://www.simpep.feb.unesp.br/anais_simpep.php?e=6>
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