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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2011.tde-05052011-084629
Document
Auteur
Nom complet
Marcia Akemi Takahashi Baltieri
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2011
Directeur
Jury
Peçanha, Dóris Lieth Nunes (Président)
Escrivao Filho, Edmundo
Wada, Elizabeth Kyoko
Titre en portugais
Cultura organizacional em empreendimentos hoteleiros: um olhar para além da cordialidade
Mots-clés en portugais
Cultura organizacional
Gestão de pessoas
Hotéis
Resumé en portugais
Na área de serviços, e mais especificamente no segmento hoteleiro - que tem enfrentado, como em outros segmentos de negócios, um grande aumento de concorrência, aliado ao aumento do nível de exigência dos consumidores - o diferencial representado pelas pessoas, que fazem parte da organização, é mais do que uma vantagem competitiva: é uma questão de essência. Afinal, o negócio hoteleiro está associado ao conceito de hospitalidade, e a hospitalidade, em sua essência, é um atributo de pessoas, e não de lugares ou de instalações. Considerando que a cultura organizacional (CO) de uma empresa pode ou não possibilitar a superação deste tipo de desafio de caráter humano, realizou-se um estudo de caso em um hotel que buscou um reposicionamento mercado lógico, com o objetivo de observar como esta mudança se refletiu na cultura da organização. Optou-se pela metodologia qualitativa, utilizando-se como instrumentos pesquisa documental, entrevistas e observação participante. Os resultados desejados pelos gestores, em termos de produtividade, foram alcançados. Observaram-se mudanças organizacionais importantes, impostas no estilo 'top-down' e que ocorreram no nível mais superficial da cultura. Não houve alteração no sistema de valores ou nas políticas institucionais. Os resultados positivos em termos de produtividade fundamentaram-se nos valores das equipes orientadas para a satisfação do cliente e para a hospitalidade. Valores e normas, já estavam internalizados desde o processo de socialização no hotel, sendo que a mudança em procedimentos não chegou a afetar este aspecto. Conclui-se que o grande desafio desse empreendimento é o desenvolvimento de uma CO que conjugue profissionalismo e afetividade.
Titre en anglais
Organizational culture in a hotel: a sight through cordiality
Mots-clés en anglais
Hotels
Organizational changes
Organizational culture
Resumé en anglais
Considering the services area, specifically the lodging industry which has facing, just like others business segments, a huge concurrence and growing level of consumers' exigency - the differential represented by human beings, which are part of the organization, is not just a competitive advantage: it is an essence issue. After all, the hotel business is related to the hospitality concept, and hospitality, in its essence, it is an attribute of people, and not an attribute of places or accommodations. Considering the importance of the people in a lodging organization, and that the behavior of these people influences and it's influenced by the organizational culture, justify a deeper look to the cultural elements which defines behavior patterns. In this way, it introduces a study case in a hotel that looked for a marketing repositioning, and it involved relevant organizational changes. The information collected on documental research, interviews with managers and employees, and participant observation tried to understand how the organization culture makes the hotel and the people be how they are. The data analyses suggest that changes were made on superficial levels of culture, and the managers' desired results, in productivity terms, were reached.
 
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Date de Publication
2011-05-12
 
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