• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2024.tde-05072024-155333
Documento
Autor
Nome completo
Bruna Auad Proença
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2024
Orientador
Banca examinadora
Gerolamo, Mateus Cecilio (Presidente)
Gambi, Lillian do Nascimento
Giraldi, Janaina de Moura Engracia
Título em português
Sobre a prática da Cultura de Inovação em empresas brasileiras de pequeno porte: uma abordagem por meio de estudos de caso
Palavras-chave em português
cultura de inovação
empresas inovadoras
estudo de caso
inovação
Resumo em português
A Cultura de Inovação pode promover a idealização de processos inovadores e sustentáveis, gerando novos produtos e contribuindo para a melhoria de processos internos e externos da empresa. Inicialmente, fundamentando-se na revisão bibliográfica conduzida, esta pesquisa procura contemplar a caracterização e conceituação da Cultura de Inovação, bem como as formas pelas quais ela pode proporcionar resultados efetivos em termos de ganhos e aprimoramento de processos produtivos nas empresas. A partir dos aspectos conceituais apontados, são apresentados estudos de casos de empresas brasileiras que investem em inovação. Os casos selecionados comprovam, mediante o conjunto de resultados, impactos e desempenho, uma premissa inicial desta pesquisa, que a empresa que investe em Cultura de Inovação pode efetivamente obter ganhos de qualidade e produtividade. Os estudos de caso ainda permitem concluir que empresas que adotam e praticam a Cultura de Inovação em suas operações podem auferir crescimento rápido, aumento do número de clientes e formar uma força de trabalho alinhada com os seus valores e objetivos.
Título em inglês
About the practice of Innovation Culture in small Brazilian companies: an approach through case studies
Palavras-chave em inglês
case study
Culture of Innovation
innovation
innovative companies
Resumo em inglês
A Culture of Innovation can promote the creation of innovative and sustainable processes, resulting in new products or improvement of the company's internal and external processes. Initially, based on the conducted literature review, this research seeks to encompass the characterization and conceptualization Innovation Culture, as well as the ways in which it can deliver effective results in terms of gains of productive processes in companies. From the outlined conceptual aspects, case studies of Brazilian companies investing in innovation are presented. The selected cases confirm, through the set of results, an initial premise of this research, thar a company investing in a Culture of Innovation can effectively achieve gains in quality and productivity. The case studies also allow us to conclude that companies adopting and practicing the Culture of Innovation in their operations can experience rapid growth, increased number of clients, and form a workforce aligned with their values and objectives.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-07-11
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.