• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.18.2014.tde-12082014-083153
Documento
Autor
Nome completo
Cintia Blaskovsky
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2013
Orientador
Banca examinadora
Cazarini, Edson Walmir (Presidente)
Espôsto, Kléber Francisco
Melo, André Cristiano Silva
Título em português
Proposta de diretrizes em portal colaborativo para transferência do conhecimento em ambientes de desenvolvimento de empreendimentos inovadores
Palavras-chave em português
EKD
Gestão do conhecimento
Incubadora de empresas
Portal colaborativo
Transferência do conhecimento
Resumo em português
A gestão empresarial, de uma forma em geral, enfrenta novos contextos quanto à sua estrutura organizacional que suporte a dinâmica do mercado, que incentive a aprendizagem, que esteja antecipada as tendências de consumo e necessidades dos clientes; e que possa ser criativa o suficiente para promover a inovação. Neste sentido, o conhecimento se torna um recurso estratégico para as empresas. Este estudo teve como objetivo propor diretrizes para um portal colaborativo para a transferência do conhecimento no contexto de ambientes de desenvolvimento de empreendimentos inovadores visando a melhoria no processo de inovação e desenvolvimento dos negócios das empresas incubadas. Quanto ao desenvolvimento, baseado em estudos norteadores sobre gestão do conhecimento, transferência do conhecimento para aspectos da colaboração e portais, foi aplicada a metodologia de modelagem organizacional Enterprise Knowledge Development (EKD). Os resultados abordaram três perspectivas: o modelo do estado atual, a análise das necessidades de mudança e o modelo do estado futuro, que apresentam em principal, o modelo de componentes e requisitos técnicos que norteiam as diretrizes para o portal colaborativo, para a transferência do conhecimento, integrado aos objetivos organizacionais, regras do negócio, atores e recursos.
Título em inglês
Guidelines model on collaborative portal for knowledge transfer in innovative ventures development environments
Palavras-chave em inglês
Business incubator
Colaborative portals
EKD
Knowledge management
Knowledge transfer
Resumo em inglês
The corporate management, in a general way, faces new contexts for their organizational structure wich supports the market dynamics, wich encourages learning, that is in advance to consumer trends and customer needs, and wich can be creative enough to foster innovation. In this way, knowledge becomes a strategic resource for companies. This research aims to propose guidelines for a collaborative portal for knowledge transfer in the context of innovative projects development in order to improve the innovation process and the development of business of incubated companies. Regarding development, based on guiding studies on knowledge management, knowledge transfer for collaboration aspects and portals, was applied the organization modeling methodology Enterprise Knowledge Development (EKD). The results discussed three perspectives: the as-is model, needs-for-change analysis and the to-be model, in which presents mainly the technical components and requirements model that provide the guidelines for collaborative portal for knowledge transfer, integrated with organizational goals, business rules, actors and resources.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2014-08-28
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.