• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2013.tde-12092013-085201
Document
Auteur
Nom complet
Adriana Casale
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2013
Directeur
Jury
Cazarini, Edson Walmir (Président)
Kuri, Nídia Pavan
Logarezzi, Amadeu José Montagnini
Ribeiro, Luiz Roberto de Camargo
Silva, Antonio Nelson Rodrigues da
Titre en portugais
Aprendizagem Baseada em Problemas: desenvolvimento de competências para o ensino em engenharia
Mots-clés en portugais
Aprendizagem Baseada em Problemas
Desenvolvimento de competências
Ensino em Engenharia
Resumé en portugais
O modelo tradicional, em vigor no ensino em engenharia, tem se mostrado inadequado ao atual perfil esperado do profissional. Dessa forma, alguns poucos docentes têm procurado por maneiras de ensinar que prepare o engenheiro para o atual contexto e têm se empenhado em implementar em suas disciplinas o método Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning - PBL), visando proporcionar melhoria ao ensino em engenharia. No entanto, esses professores não têm em sua formação o preparo necessário para exercer a docência e, em geral, se espelham nas práticas dos professores que tiveram durante sua formação escolar e profissional. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo identificar competências docentes para o ensino por meio do método PBL, no papel de facilitador. A pesquisa envolveu quatro professores de engenharia de duas universidades públicas dos estados de São Paulo e Bahia. Os dados foram coletados por intermédio de entrevistas com três dos participantes e da observação de aulas de outro participante que foram registradas na forma de anotações de campo. Para analisar os dados foi usada a técnica análise de conteúdo temática. Os resultados da pesquisa qualitativa apontam a existência de competências no papel de facilitador, bem como de competências gerais de ensino. Além disso, indicam a necessidade do desenvolvimento e aperfeiçoamento de importantes competências, tanto pedagógicas, quanto associadas ao método PBL no papel de facilitador. Para competências relativas o PBL foi indicado maneiras de como desenvolver ou aperfeiçoá-las para o ensino como forma de proporcionar melhorias à qualidade do ensino e da aprendizagem em engenharia. A pesquisa, ainda, aponta caminhos na direção de pesquisas futuras.
Titre en anglais
Problem-based learning: developing competences for teaching in engineering
Mots-clés en anglais
Competences development
Engineering education
Problem Based Learning
Resumé en anglais
The traditional model in effect in the engineering education has proved inappropriate to the current profile expected of the professional. In this way, few professors have been looking for ways teaching to prepare the engineer for the current context and they have tried to implement the method Problem Based Leaning (PBL) in their disciplines aiming to provide a better education in engineering. However, these professors have no training in their preparation needed to pursue teaching practice and, in general, their practices are reflected in the practices of teachers who they had during their schooling and professional training. In this sense, this study aims to identify teaching skills for teaching through the PBL method in the role of facilitator. The research involved four engineering professors from two public universities in the states of São Paulo and Bahia. Data were collected through interviews with three participants and classroom observation of another participant that were recorded as field notes. To analyze the data we used the technique of thematic content analysis. The survey results indicate the existence of qualitative competences in the role of PBL facilitator and as well as competences regard to teaching. They also indicate the need for the development and improvement of both important competences to teach, as associated with the PBL method in the role of facilitator as a way to provide improvements to the quality of teaching and learning in engineering. For those competences related to PBL was indicated ways of developing or improving to the teaching to promote the quality of teaching and learning engineering education. The research also points out ways toward future research.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2013-09-17
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.