• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2010.tde-13052024-143320
Documento
Autor
Nome completo
Nadia Cristina de Azevedo Melli
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2010
Orientador
Banca examinadora
Oliveira Neto, Jose Dutra de (Presidente)
Cazarini, Edson Walmir
Cornacchione Junior, Edgard Bruno
Título em português
O princípio da modalidade como otimizador da aprendizagem no ensino técnico de nível médio : um estudo baseado na teoria da sobrecarga cognitiva considerando o modelo 4c/ID e a aprendizagem multimídia
Palavras-chave em português
carga cognitiva
educação a distância
princípio da modalidade
Resumo em português
O significativo crescimento da educação a distância (EaD) no cenário educacional traz à tona preocupações relativas à aprendizagem efetiva. De acordo com a teoria da carga cognitiva e da aprendizagem multimídia, substituir texto por áudio diminui a carga da memória de trabalho e conduz a uma maximização desta aprendizagem. Com relação à educação profissionalizante, modalidade crescente no cenário de EaD, a preocupação é a mesma. Baseado na escassez de pesquisas anteriores, o objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do princípio da modalidade na aprendizagem efetiva no contexto da educação profissionalizante em formato EaD. Optou-se, para isso, por uma pesquisa exploratório-explicativa que utilizou um instrumento de medição on-line contendo três testes e um conteúdo instrucional. A amostra foi constituída de 92 estudantes do curso Técnico em Informática de uma escola técnica estadual. Os resultados sugerem que os estudantes que ouviram o material instrucional tiveram um desempenho melhor do que aqueles que leram o mesmo conteúdo. Estes resultados indicam que a carga cognitiva mensurada nos grupos revelou-se maior no grupo da modalidade texto
Título em inglês
The modality principie like optimizer mode of learning in technical education : a study based on cognitive load theory considering the 4c/ID model and multimedia learning
Palavras-chave em inglês
cognitive load theory
distance learning
modality principie
Resumo em inglês
The significant increase of distance learning (DL) in the educational scene brings up concerns related to effective learning. According to the cognitive load theory and cognitive theory of multimedia Learning, replace visual text with audio reduces the work memory load and leads to a maximization of learning. With regard to vocational education, growing modality in the scenario of distance learning, the concerns is the same. Based on the scarcity of previous research, the purpose of this study was to evaluate the influence of the modality principle on effective learning in the context of professional education in distance learning format. We decided to do this, a research using an exploratory-explanatory measuring instrument on-line that featured three tests and the instructional content. The sample consisted of 92 students of a computer technician in public technical school. The results suggest that the students who heard the instructional material performed better than those who read the same content. These results indicate that the cognitive load measured in the groups proved to be higher in the text mode
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-05-13
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • Melli, N.C.A., et al. [03] O princípio da modalidade como um fator gerador de uma melhor aprendizagem na educação técnica de nível médio. In Congresso Internacional de Educação a Distância, Fo do Iguaçu, 2010. 16 Congresso Internacional de Educação a Distância., 2010. Dispon?vel em: http://www.abed.org.br.
  • Melli, N.C.A., and OLIVEIRA NETO, J. D. [03] Modality principle may improve learning in Distance Education. In 24th ICDE World Conference, Bali, 2011. 24th ICDE World Conference., 2011. Abstract.
  • Melli, N.C.A., e OLIVEIRA NETO, J. D. [03] Uma investigação sobre o princípio da modalidade aplicado a um curso técnico de nível médio Brasileiro. In CONTECSI, São Paulo, 2011. 8th CONTECSI., 2011.
  • Melli, N.C.A., e OLIVEIRA NETO, J. D. [10] Um Modelo de Design Instrucional para os Cursos Técnicos de Nível Médio a Distância no Brasil. In 15 CIAED, Fortaleza, 2009. 15 CIAED., 2009.
  • Ziviani, N., et al. [08] Instrumento para avaliar as competências no trabalho de tutoria na modalidade EAD. In Congresso Internacional de Educação a Distância, Foz do Iguaçu, 2010. 16 Congresso Internacional de Educação a Distância., 2010. Resumo. Dispon?vel em: http://www.abed.org.br.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.