• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2010.tde-13052024-143320
Document
Auteur
Nom complet
Nadia Cristina de Azevedo Melli
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2010
Directeur
Jury
Oliveira Neto, Jose Dutra de (Président)
Cazarini, Edson Walmir
Cornacchione Junior, Edgard Bruno
Titre en portugais
O princípio da modalidade como otimizador da aprendizagem no ensino técnico de nível médio : um estudo baseado na teoria da sobrecarga cognitiva considerando o modelo 4c/ID e a aprendizagem multimídia
Mots-clés en portugais
carga cognitiva
educação a distância
princípio da modalidade
Resumé en portugais
O significativo crescimento da educação a distância (EaD) no cenário educacional traz à tona preocupações relativas à aprendizagem efetiva. De acordo com a teoria da carga cognitiva e da aprendizagem multimídia, substituir texto por áudio diminui a carga da memória de trabalho e conduz a uma maximização desta aprendizagem. Com relação à educação profissionalizante, modalidade crescente no cenário de EaD, a preocupação é a mesma. Baseado na escassez de pesquisas anteriores, o objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do princípio da modalidade na aprendizagem efetiva no contexto da educação profissionalizante em formato EaD. Optou-se, para isso, por uma pesquisa exploratório-explicativa que utilizou um instrumento de medição on-line contendo três testes e um conteúdo instrucional. A amostra foi constituída de 92 estudantes do curso Técnico em Informática de uma escola técnica estadual. Os resultados sugerem que os estudantes que ouviram o material instrucional tiveram um desempenho melhor do que aqueles que leram o mesmo conteúdo. Estes resultados indicam que a carga cognitiva mensurada nos grupos revelou-se maior no grupo da modalidade texto
Titre en anglais
The modality principie like optimizer mode of learning in technical education : a study based on cognitive load theory considering the 4c/ID model and multimedia learning
Mots-clés en anglais
cognitive load theory
distance learning
modality principie
Resumé en anglais
The significant increase of distance learning (DL) in the educational scene brings up concerns related to effective learning. According to the cognitive load theory and cognitive theory of multimedia Learning, replace visual text with audio reduces the work memory load and leads to a maximization of learning. With regard to vocational education, growing modality in the scenario of distance learning, the concerns is the same. Based on the scarcity of previous research, the purpose of this study was to evaluate the influence of the modality principle on effective learning in the context of professional education in distance learning format. We decided to do this, a research using an exploratory-explanatory measuring instrument on-line that featured three tests and the instructional content. The sample consisted of 92 students of a computer technician in public technical school. The results suggest that the students who heard the instructional material performed better than those who read the same content. These results indicate that the cognitive load measured in the groups proved to be higher in the text mode
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-05-13
 
AVERTISSEMENT: Le matériau se réfère à des documents provenant de cette thèse ou mémoire. Le contenu de ces documents est la responsabilité de l'auteur de la thèse ou mémoire.
  • Melli, N.C.A., et al. [03] O princípio da modalidade como um fator gerador de uma melhor aprendizagem na educação técnica de nível médio. In Congresso Internacional de Educação a Distância, Fo do Iguaçu, 2010. 16 Congresso Internacional de Educação a Distância., 2010. Dispon?vel em: http://www.abed.org.br.
  • Melli, N.C.A., and OLIVEIRA NETO, J. D. [03] Modality principle may improve learning in Distance Education. In 24th ICDE World Conference, Bali, 2011. 24th ICDE World Conference., 2011. Abstract.
  • Melli, N.C.A., e OLIVEIRA NETO, J. D. [03] Uma investigação sobre o princípio da modalidade aplicado a um curso técnico de nível médio Brasileiro. In CONTECSI, São Paulo, 2011. 8th CONTECSI., 2011.
  • Melli, N.C.A., e OLIVEIRA NETO, J. D. [10] Um Modelo de Design Instrucional para os Cursos Técnicos de Nível Médio a Distância no Brasil. In 15 CIAED, Fortaleza, 2009. 15 CIAED., 2009.
  • Ziviani, N., et al. [08] Instrumento para avaliar as competências no trabalho de tutoria na modalidade EAD. In Congresso Internacional de Educação a Distância, Foz do Iguaçu, 2010. 16 Congresso Internacional de Educação a Distância., 2010. Resumo. Dispon?vel em: http://www.abed.org.br.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.