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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2012.tde-15012013-092001
Document
Auteur
Nom complet
Herick Fernando Moralles
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2012
Directeur
Jury
Rebelatto, Daisy Aparecida do Nascimento (Président)
Nagano, Marcelo Seido
Nogueira, Edemilson
Sartoris Neto, Alexandre
Torkomian, Ana Lúcia Vitale
Titre en portugais
Desenvolvimento sócio-econômico, infraestrutura de transportes e inovação: um estudo econométrico espacial dos efeitos de spillover nos estados brasileiros
Mots-clés en portugais
Crescimento econômico
Desenvolvimento
Econometria espacial
Infraestrutura de transportes
Inovação
Spillover
Resumé en portugais
Ao longo das últimas décadas, um número cada vez maior de pesquisadores tem argumentado que simples índices como crescimento do PIB ou exportações são insuficientes para descrever o bem estar da população de um país. Contudo, apesar de estudos recentes adicionarem variáveis como desigualdade de renda, infraestrutura e inovação tecnológica às análises, a maioria dos autores falham na consideração de aspectos espaciais, tais quais os efeitos de vizinhança para estratégias governamentais de infraestrutura e desenvolvimento sócio-econômico. Nesse sentido, o presente trabalho tem como principal objetivo analisar a relação entre crescimento econômico, infraestrutura de transportes, gastos em inovação tecnológica e desenvolvimento sócio-econômico nos estados federativos brasileiros e seus efeitos de spillover (difusão), por meio de técnicas de econometria espacial. Os principais resultados demonstram a infraestrutura rodoviária como maior promotor de spillovers positivos para crescimento e desenvolvimento. Quanto à inovação, os resultados indicaram spillovers negativos, tanto para crescimento como para desenvolvimento, sendo significante somente para desenvolvimento.
Titre en anglais
Socio-economic development, transportation infrastructure and innovation: a spatial econometric study of the spillover effects in the brazilian states
Mots-clés en anglais
Development
Economic growth
Innovation
Spatial econometrics
Spillover
Transport infrastructure
Resumé en anglais
Over the past decades, an increasing number of researchers have argued that simple indices such as GDP growth and exports are insufficient to describe the welfare of a country. However, in spite of recent studies add variables such as income inequality, infrastructure and technological innovation to the analysis, most authors fail to consider spatial aspects, as is the neighborhood effects for government strategies on infrastructure and socio-economic development. Accordingly, the present work aims to examine the relationship between economic growth, capital investment in public transport infrastructure, spending on technological innovation, and socio-economic development in the Brazilian federal states and their spillover effects, using spatial econometrics techniques. The main results show the road infrastructure as the biggest promoter of positive spillovers for growth and development. As for innovation, results indicated negative spillovers, both for growth and for development, being significant only for development.
 
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Date de Publication
2013-01-22
 
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