• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.18.2016.tde-17022016-161722
Documento
Autor
Nome completo
Daniela Rosim
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2015
Orientador
Banca examinadora
Escrivão Filho, Edmundo (Presidente)
Carvalho, Kristiane Cera
Guerrini, Fábio Müller
Martinelli, Dante Pinheiro
Nogueira, Edemilson
Título em português
Trabalho e aprendizagem gerencial do dirigente da pequena empresa: estudo com survey e etnometologia no setor metal-mecânico
Palavras-chave em português
Desempenho da pequena empresa
Estilos de aprendizagem do dirigente da pequena empresa
Pequena empresa
Trabalho do dirigente da pequena empresa
Resumo em português
O objetivo da pesquisa foi potencializar a explicação da relação da aprendizagem e do trabalho do dirigente da pequena empresa conhecendo objetivamente o estilo e os papéis e compreendendo o seu significado subjetivo. O tema da pesquisa foi estudar o trabalho do dirigente da pequena empresa objetivamente, por meio de um levantamento e subjetivamente por meio da abordagem etnometodológica, juntamente com os estilos de aprendizagem do dirigente. Para isso o trabalho de campo foi realizado em duas fases: na 1ª fase a abordagem foi quantitativa: levantamento sobre os estilos de aprendizagem - por meio do inventário de estilos de aprendizagem de Kolb - e dos papéis do administrador - por meio do questionário utilizado na pesquisa de Oliveira (2010) que foi desenvolvido com base na abordagem dos papéis de Mintzberg (1973); na 2ª fase a abordagem foi qualitativa com estudo de caso etnometodológico e análise da conversação a fim de compreender a percepção dos dirigentes sobre seu estilo de aprendizagem e seu trabalho. Ao final, quantitativamente não foi possível estabelecer uma relação significante entre as variáveis estilo de aprendizagem, trabalho do dirigente e desempenho organizacional, porém, qualitativamente essas relações foram identificadas e explicadas. Também foi realizada uma triangulação dos dados quantitativos e qualitativos a fim de comparar os resultados e identificar a importância de cada técnica.
Título em inglês
The work and learning of small business owner-manager: survey and ethnomethodology in the metal mechanic sector
Palavras-chave em inglês
Learning styles of the small business owner-manager
Managerial work of the small business owner-manager
Small business
Small business performance
Resumo em inglês
The aim of the study was to improve the relationship explanation between learning and work manager objectively knowing the style and the roles and understanding their subjective meaning. The theme of the research was to study the small business work manager objectively, through a survey and subjectively through the ethnomethodological approach, along the learning styles of the manager. So the fieldwork was conducted in two phases: the 1st phase was quantitative approach: survey on learning styles - through the Kolb inventory of learning styles - and administrator roles - through the questionnaire used in Oliveira survey (2010) that was developed based on the approach of Mintzberg roles (1973); the 2nd phase was a qualitative approach with ethnomethodological case study and conversation analysis in order to understand the perception of the managers on your learning style and your work. Finally, quantitatively could not establish a significant relationship between the variables learning style, manager work and organizational performance, however, these relationships were qualitatively identified and explained. A triangulation of quantitative and qualitative data was also performed to compare the results and identify the importance of each technique.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2016-03-11
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.