• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2016.tde-17062016-104752
Documento
Autor
Nome completo
Roberta Salgado Gonçalves da Silva
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2016
Orientador
Banca examinadora
Cazarini, Edson Walmir (Presidente)
Amaral, Roniberto Morato do
Dutra, Joel Souza
Escrivão Filho, Edmundo
Oprime, Pedro Carlos
Título em português
Base de referência para o mapeamento de competências de trabalho em equipe de servidores técnico-administrativos em universidades públicas, no estado de São Paulo
Palavras-chave em português
Atributos
Competência
Indicadores
Levantamento
Trabalho em equipe
Universidade pública
Resumo em português
O objetivo geral é caracterizar o trabalho em equipe, com base na abordagem das competências, em universidades públicas. Os objetivos específicos são identificar os papéis que o servidor desempenha na equipe; a maturidade das equipes; as características de super equipe; os indicadores de competência (conhecimento, habilidade e atitude) para o trabalho em equipe; e os atributos de competência 'conhecimento' do servidor com relação à organização (estrutura e processos), informação (comunicação) e desenvolvimento (treinamento e aprendizagem). Alguns trabalhos na literatura destacam a importância das competências e do trabalho em equipe na gestão de competências e a relevância da gestão pública. Entretanto, se faz necessário estudos sobre as competências para o trabalho em equipe na gestão de universidades públicas. Para atingir o objetivo proposto foi feito um levantamento em três universidades paulistas, por meio de um questionário, respondido por servidores técnico-administrativos, além de uma revisão bibliográfica sobre o tema. Foi possível comparar teoria e prática e obter conclusões sobre o tema estudado. Como principais resultados observou-se os atributos e os indicadores de competências, que tornam possível iniciar um processo de mapeamento de competências para desenvolver um modelo de aprimoramento dos setores que utilizam as equipes.
Título em inglês
Baseline for mapping teamwork competences of civil servants in public universities in São Paulo state
Palavras-chave em inglês
Attributes
Competencies
Indicators
Public university
Survey
Teamwork
Resumo em inglês
The overall objective of this work is to characterize the teamwork based on the competence approach in public universities. The specific objectives are to identify the roles that the civil servants plays in the team; the maturity of the teams; the characteristics of super team; competence indicators (knowledge, skills and attitude) to teamwork; and competence attributes 'knowledge' of the civil servant regarding the organization (structure and processes), information (communication) and development (training and learning). Some studies in the literature highlight the importance of competence and teamwork in competence management and the relevance of public management. However, it is necessary studies about teamwork competence in the management of public universities. To achieve this purpose a survey was done in three São Paulo universities, through a questionnaire answered by technical and administrative staff, as well as a literature review on the topic. It was possible to compare theory and practice and to draw conclusions on the subject studied. The main results observed competence attributes and competence indicators that make it possible to start a competence mapping process to develop an improved model of the sectors that use the teams.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2016-06-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.