• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2013.tde-18112013-102514
Documento
Autor
Nombre completo
Caroline Teixeira de Barros Moraes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2013
Director
Tribunal
Escrivao Filho, Edmundo (Presidente)
Perussi Filho, Sergio
Silva, Sérgio Luis da
Título en portugués
Aprendizagem organizacional na pequena empresa: proposta de um mapa conceitual
Palabras clave en portugués
Aprendizagem organizacional
Pequenas empresas
Pequenas empresas de base tecnológica
Resumen en portugués
O objetivo principal deste trabalho é construir um mapa conceitual, informado pelas Teorias de Aprendizagem Organizacional, que represente os processos de aprendizagem organizacional na realidade da pequena empresa. O tema geral da pesquisa é a aprendizagem organizacional, sobre o qual foi realizada uma busca sistemática e uma revisão do estado da arte da literatura. O tema específico da pesquisa é a aprendizagem organizacional na pequena empresa, sobre o qual ainda parece haver uma lacuna importante na bibliografia, principalmente nas publicações brasileiras. Assim, a revisão bibliográfica do tema específico foi realizada primariamente sobre o tema mais amplo pequena empresa, utilizando a abordagem segundo a qual a pequena empresa apresenta algumas especificidades que podem ser compreendidas em três dimensões: o dirigente, a organização e o ambiente. O questionamento central da pesquisa é Como mapear a aprendizagem organizacional em relação às especificidades da pequena empresa? Para responder a esse questionamento a pesquisa foi desenvolvida em três etapas: primeiramente foi construído o mapa conceitual representativo dos processos de aprendizagem organizacional encontrados na pequena empresa, partindo da revisão bibliográfica. O mapa é composto por dois construtos principais, a aprendizagem vertical e a aprendizagem horizontal, que orientaram a segunda etapa, a pesquisa de campo. Dada a natureza subjetiva do fenômeno a ser estudado foi adotada uma postura subjetivista-interpretativa. O método escolhido foi o estudo de caso instrumental único, que permite uma análise profunda o suficiente para a geração de novos conceitos, apoiada em entrevistas realizadas com todos os envolvidos nas atividades da empresa e na observação do seu cotidiano de trabalho. A empresa escolhida é uma pequena empresa de base tecnológica considerada inovadora, para aumentar a expectativa de ocorrência dos processos de aprendizagem. Para finalizar foi apresentada, na terceira etapa do trabalho, a proposta final de um mapa de aprendizagem organizacional na pequena empresa, após a verificação empírica da adequação conceitual dos construtos de aprendizagem vertical e aprendizagem horizontal. Os dados colhidos em campo confirmam a coerência interna do mapa, e indicam os principais caminhos para futuro aperfeiçoamento
Título en inglés
Organizational learning in small firms: proposal for a conceptual map
Palabras clave en inglés
Organizational learning
Small business
Technology-based companies
Resumen en inglés
The main purpose of this study was the construction of a conceptual map, informed by "Learning Organization Theories", representing the organizational learning processes within the reality of small firms. The main research subject was organizational learning. A systematic research and a state of the art review of the literature were undertaken. The specific research subject was organizational learning in small firms. There still seems to be a gap in the literature on this subject, mainly in Brazilian literature. Therefore, the review of the literature was performed mainly on the subject "small business". An approach through which small businesses present some specificities which can be understood in three dimensions: the owner-manager, the environment and the organization was employed. The main research question was: how to map organizational learning according to the specificities of small firms? In order to answer this question a three step study was designed: first a "map" (interpretation frame) representing the organization learning processes seen in small firms, built from the review of the literature, was developed. The map contains two main constructs: vertical learning and horizontal learning, which were, secondly, used to guide field research. Given the subjective nature of the phenomenon studied a subjective-interpretative approach was taken. A single case was chosen to allow a deep enough analysis of the concepts involved. The analysis was based on interviews of all members of the firm and on the observation of their daily activities. A technology-based, innovative business was chosen, therefore, to increase the likelihood of learning processes taking place. Thus, on the third stage of the study a final proposal for a conceptual map of organizational learning in small firms was developed, after the empirical evaluation of the conceptual fit of the vertical and horizontal learning constructs. Field data confirmed the internal coherence of the map and indicated possible paths for future development
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2013-11-22
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.