• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2012.tde-24082012-144348
Documento
Autor
Nome completo
Odemilson Fernando Sentanin
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2012
Orientador
Banca examinadora
Santos, Fernando César Almada (Presidente)
Batalha, Mario Otavio
Castro, Rosani de
Jabbour, Charbel José Chiappetta
Nagano, Marcelo Seido
Título em português
Dimensões estratégicas de recursos humanos e gestão de desempenho em uma empresa pública de pesquisa e desenvolvimento
Palavras-chave em português
Aprendizagem organizacional
Avaliação de desempenho
Cultura organizacional
Pesquisa e desenvolvimento
Recursos humanos
Trabalho em equipe
Resumo em português
Esta tese tem por objetivo investigar como as dimensões estratégicas da gestão de recursos humanos - trabalho em equipe, aprendizagem organizacional e cultura organizacional - contribuem para o processo de gestão de desempenho na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa, com propostas de ações que auxiliem as organizações que realizam processos de inovação e gestão do conhecimento, a avançarem em práticas organizacionais que possibilitem a utilização da gestão de desempenho como uma ferramenta eficaz na consecução de sua estratégia. A partir de uma fundamentação teórica, objetivando a consolidação dos principais conceitos utilizados na pesquisa, foi realizada uma pesquisa de campo constituindo-se de uma fase qualitativa e outra quantitativa. As variáveis definidas em função da fundamentação teórica foram utilizadas para análise dos resultados obtidos com a aplicação de uma survey junto aos funcionários da Embrapa Instrumentação e aos Setores de Gestão de Pessoas - SGP das unidades de pesquisa da Embrapa. A fase qualitativa constituiu-se de um estudo de caso na própria Embrapa com a participação do Departamento de Gestão de Pessoas da empresa. Os resultados possibilitam constatar a importância da contribuição das dimensões estratégicas de recursos humanos para a efetividade do processo de avaliação de desempenho como ferramenta que auxilia na consecução da estratégia organizacional.
Título em inglês
Strategic dimensions of human resources and performance management in a public company for research and development
Palavras-chave em inglês
Human resources
Organizational culture
Organizational learning
Performance evaluation
Research and development
Teamwork
Resumo em inglês
This thesis aims to investigate how the strategic dimensions of human resource management teamwork, organizational learning and organizational culture - contribute to the process of performance management at Brazilian Agricultural Research Corporation - Embrapa, with proposals for action that help organizations that carry out processes of innovation and knowledge management, to move forward in organizational practices that allow the use of performance management as an effective tool in achieving its strategy. From a theoretical basis, aiming at the consolidation of key concepts used in the research, it was conducted a field survey composed by a qualitative and a quantitative phase. The variables derived from theoretical foundation were applied to analyze the results obtained with the application of a survey among the employees from Embrapa Instrumentation and People Management Sectors from Embrapa´s units. The qualitative phase consisted of a case study of Embrapa itself with the participation of the People Management Department. The results allow to establish the importance of the contribution of the strategic dimensions of human resources for effectiveness of the process of performance evaluation as a tool that assists in the achievement of organizational strategy.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-10-05
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.