• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2016.tde-25102016-110707
Documento
Autor
Nombre completo
Carmen Silvia Gonçalves Lopes
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2016
Director
Tribunal
Cazarini, Edson Walmir (Presidente)
Bitti, Eugenio José Silva
Caritá, Edilson Carlos
Mussi, Amali de Angelis
Rivas, Noeli Prestes Padilha
Título en portugués
Aprendizagem ativa na formação do engenheiro: a influência do uso de estratégias de aprendizagem para aquisição de competências baseada em uma visão sistêmica
Palabras clave en portugués
Formação de engenheiros
Gestão do conhecimento
Habilidades e competências
Metodologias ativas de aprendizagem
Resumen en portugués
A necessidade de ampliar a formação de estudantes de Engenharia visando desenvolver novas competências tem sido anunciada de forma enfática por diversos segmentos da sociedade, inclusive pelos próprios alunos egressos desses cursos quando se deparam com o mercado de trabalho. Assim, esta Tese de doutorado se insere no âmbito da linha de pesquisa Economia, Organizações e Gestão do Conhecimento que investiga os processos de geração, modelagem, transferência e mensuração do conhecimento, e estuda o atual cenário dos cursos de Engenharia, pesquisando o desenvolvimento de competências e a influência das metodologias ativas na formação de engenheiros. A formação de profissionais em qualquer área pressupõe capacitação permanente amparada por ações que sejam embasadas na gestão do conhecimento. O desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes deve trazer benefícios para as organizações, que incluem o aumento de produtividade, preservação de conhecimento, melhoria na qualidade de tomada de decisões, subsídios à capacitação organizacional e a valorização do trabalho. Considerando que o modelo tradicional predominante no ensino de engenharia tem se mostrado inadequado e insuficiente para a formação do profissional com o perfil esperado, o objetivo dessa tese foi identificar as possíveis contribuições do uso de metodologias ativas para o desenvolvimento de competências na formação do engenheiro, na perspectiva de uma visão sistêmica. Pretendeu-se identificar as competências que melhor se desenvolvem com o uso de metodologias ativas no ensino de engenharia, com o pressuposto de que o uso dessas ferramentas de ensino e aprendizagem favorece o desenvolvimento de habilidades e competências. A metodologia utilizada para a execução do projeto consistiu na utilização de pesquisas bibliográfica e de campo. O enquadramento metodológico foi o de pesquisa exploratória, com a abordagem quantitativa complementando o estudo qualitativo através de mensurações feitas pelo instrumento de coleta de dados construído para levantamento das competências desenvolvidas durante o processo de formação de estudantes de engenharia, buscando que o resultado da pesquisa seja aplicado. Os resultados da pesquisa sugerem que a aplicação de conhecimentos fundamentais da engenharia, a curiosidade e aprendizagem contínua, assim como a necessidade de manter-se atualizado no mundo da engenharia, o trabalho em equipe e a capacidade de comunicação oral e escrita são habilidades e competências que melhor se desenvolvem durante o processo de formação, mediante a utilização de metodologias ativas de aprendizagem. A principal contribuição desta pesquisa está no desenvolvimento de um instrumento que integra competências, habilidades e estratégias ativas de aprendizagem que colocam o estudante em contato direto com a realidade profissional e o desenvolvimento de projetos e solução de problemas de engenharia. O instrumento desenvolvido para essa propositura encontra-se disponível e o registro das experiências vivenciadas podem gerar um material para professores interessados em trabalhar com o desenvolvimento de competências, com vistas a proporcionar melhorias à qualidade do ensino e ao processo de aprendizagem em engenharia.
Título en inglés
Active learning in training engineer: the influence of the use of learning strategies for skills based on a systemic view
Palabras clave en inglés
Active methodologies
Engineer training
Knowledge management
Skills and competencies
Resumen en inglés
The need to expand the training of engineering students in order to develop new skills has been announced emphatically by several segments of society, as well as by the former students of these courses when they encounter the labor market. Thus, this PhD project falls within the scope of the Economics, Organizations and Knowledge Management research which investigates the processes of generation, modeling and measurement of knowledge transfer, and also studies the current scenario of engineering courses in Brazil, considering its various forms, researching the development of skills during the training process and the influence of active methodologies in the training of engineers. Professional training in any field requires ongoing training supported by actions that are based in knowledge management. The development of competencies, skills and attitudes should bring benefits to organizations, including increased productivity, knowledge preservation, improvement in the quality of decision-making, subsidies for organizational capacity and appreciation of the work. Whereas the predominant model in traditional engineering education has proved inadequate and insufficient for the professional's training with the expected profile, the purpose of this thesis was to identify the possible contributions of the use of active methodologies for the development of skills in engineer's training, from the perspective of a systemic view. The methodology used for the execution of the project was the use of literature and field research. The methodological framework was that of exploratory research with quantitative approach complementing the qualitative study using measurements made by the data collection tool built to survey the skills developed during the process of training engineering students, to ensure that the search result is applied. The research results suggest that application of fundamental knowledge in engineering, curiosity and ongoing learning, as well as the need to keep up to date on the world of engineering, teamwork and oral and written communication skills are abilities and competences that better develop during the formation process through the use of active learning methodologies. The main contribution of this study is on developing an instrument that integrates competencies, skills and active learning strategies that put students directly in contact with the professional reality and project development and solving engineering problems. The instrument designed for this filing is available and the registration of life experiences can generate a material for teachers concerned in working with the development of skills, in order to provide improvements to the quality of teaching and learning process in engineering.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2016-10-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.