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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.2.2014.tde-12122014-092730
Documento
Autor
Nome completo
Fernanda Carolina de Araujo Ifanger
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Shecaira, Sergio Salomão (Presidente)
Alvarez, Marcos Cesar
Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz
Sa, Alvino Augusto de
Sposato, Karyna Batista
Título em português
A intolerância ao diferente: o problema do bullying escolar
Palavras-chave em português
Bullying
Criminologia
Educação
Violência escolar
Resumo em português
A presente tese ocupa-se do estudo do bullying escolar, partindo da constatação de que sua ocorrência se deve à intolerância diante da diferença que o outro representa. Para alcançar tal objetivo foi necessário unir os ensinamentos da Criminologia e da Educação, visando a desvendar os processos sociais que estruturam o espaço escolar. O caminho percorrido inicia-se pela análise da violência, passando pela violência escolar, para finalmente encontrar o bullying, considerado mais um dos modos de manifestação do fenômeno. A junção dos ensinamentos emanados das duas ciências mencionadas solidifica-se no momento em que a escola é estudada como instrumento do exercício do controle social informal dos comportamentos.
Título em inglês
The intolerance of the diferent: school bullying problem
Palavras-chave em inglês
Criminology; Education; Violence; Bullying; School; Social Control.
Resumo em inglês
The present thesis analyzes the study of school bullying, based on the finding that its occurrence is due to intolerance of the differences that others represent. To achieve this objective it was necessary to unite the teachings of Criminology and Education, in order to unravel the social processes that structure the school environment. The road travelled begins with the analysis of violence, continuing through to school violence, finally reaching bullying, considered one of the manifestations of this phenomenon. The union of the teachings stemming from the two aforementioned sciences solidifies the moment that school is studied as a means of exercising informal social control of behavior.
 
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Data de Liberação
2018-12-11
Data de Publicação
2014-12-15
 
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