• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.2.2023.tde-29022024-103422
Documento
Autor
Nome completo
Marcel Brasil de Souza Moura
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Oliveira, Mara Regina de (Presidente)
Pugliesi, Marcio
Grimone, Marcelo Jose
Guerra, Paola Cantarini
Leister, Margareth Anne
Marques, Claudia Villagra da Silva
Título em português
O teatro de Nelson Rodrigues e a censura: uma análise pragmática
Palavras-chave em português
Censura
legitimidade
Nelson Rodrigues
pragmática jurídica
teatro
Resumo em português
Nesta tese, relaciona-se o fenômeno da censura e a questão da legitimidade jurídico-política. A partir do teatro de Nelson Rodrigues, notadamente da peça intitulada Perdoa-me por me traíres, escrita na década de 1950, e do respectivo processo de censura transcorrido no estado de São Paulo em 1957, o qual culminou na proibição de sua exibição, reflete-se sobre como o fenômeno da censura enseja problematizações acerca da legitimidade do direito. A pragmática jurídica de Ferraz Júnior está na base dessas reflexões, as quais podem ser proveitosas à visualização de como se estabelece a relação entre censura e legitimidade do direito.
Título em inglês
Nelson Rodrigues's theater and censorship: a pragmatic analysis.
Palavras-chave em inglês
Censorship
legal pragmatics
legitimacy
Nelson Rodrigues
theater
Resumo em inglês
In this thesis, the phenomenon of censorship is associated to the issue of the legal-political legitimacy. From the theater of Nelson Rodrigues, notably the play titled Perdoa-me por me traíres (Forgive me for your betrayal), written in the 1950s, and the respective censorship process that took place in the state of São Paulo in 1957, which concluded with a ban of the exhibition of the play, it reflects on how the phenomenon of censorship gives rise to problematizations about the legitimacy of law. Ferraz Júniors legal pragmatics is the basis of these reflections, which can be useful for viewing how the relationship between censorship and the legal-political legitimacy is established.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
10837808DIO.pdf (1.49 Mbytes)
Data de Publicação
2024-03-18
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.