• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.22.2005.tde-03102005-103314
Documento
Autor
Nombre completo
Mariluci Camargo Ferreira da Silva Candido
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2005
Director
Tribunal
Furegato, Antonia Regina Ferreira (Presidente)
Cassiani, Silvia Helena de Bortoli
Ogata, Márcia Niituma
Pedrão, Luiz Jorge
Rodrigues, Jose de Souza
Título en portugués
"Transtornos depressivos: desenvolvimento de um material didático para educação a distância"
Palabras clave en portugués
educação a distância
material didático
transtornos depressivos
Resumen en portugués
A falta de conhecimento dos sintomas e das variantes da depressão é apontada como um dos fatores responsáveis pela deficiência na identificação e no cuidado do profissional enfermeiro aos pacientes deprimidos. A educação a distância pode ser uma alternativa para acelerar o processo de disseminação desses conhecimentos bem como atingir um grande contingente de profissionais, sendo possível inclusive combinar educação e certificação. A presente pesquisa objetivou elaborar material didático sobre transtornos depressivos para ser utilizado em sistemas de ensino à distância. Trata-se de uma pesquisa aplicada, motivada essencialmente pela necessidade de resolver um problema concreto e imediato. Perpassa também o campo da pesquisa descritiva, visto que, descreve o processo de elaboração e análise do referido material didático. Este processo constitui-se em 3 momentos: o primeiro momento ocupou-se do levantamento bibliográfico sobre depressão, desenvolvendo e preparando o material didático para a educação à distância. Foi uma tarefa que exigiu cuidados técnicos e pedagógicos; o segundo constou de identificação da opinião dos especialistas sobre o material. Após a leitura e a análise, os especialistas fizeram recomendações e preencheram um questionário analisando o material; o último constou da análise, adequação e apresentação do material didático produzido. Na reformulação e apresentação dos resultados buscou-se abordar os principais aspectos incorporados ao material didático construído. A produção do material didático não é dissociada da teoria pedagógica, estão intimamente ligados. Isso quer dizer que é necessário coordenar as atividades de montagem do material didático sobre transtornos depressivos de educação na Internet, conjugando conhecimentos do conteúdo, da pedagogia, informática, psicologia, comunicação, marketing, entre outros. Esta pesquisa inclui o diagnóstico, o contexto, a conduta de entrada, prioridades, objetivos, conteúdo, recursos, métodos e avaliação e foi estruturada em nove módulos contendo informações gerais e aspectos relativos aos transtornos depressivos, como: história, conceitos, epidemiologia, fatores de risco, classificação, diagnóstico, tratamento, suicídio e os respectivos cuidados de enfermagem. As considerações finais desta pesquisa apontam para algumas reflexões: o principal aspecto a ser considerado em qualquer processo educacional e na elaboração de material didático é a fundamentação pedagógica; deve primeiramente levar em consideração o aluno nas suas especificidades e ser útil no atendimento às necessidades detectadas; ocorreram dificuldades decorrentes da falta de acessoria de uma equipe preparada para trabalhar com educação a distância no que se refere às questões relacionadas à pedagogia, à didática e a tecnologia. Pretende-se que este material didático colabore para atender a necessidade de formação e/ou atualização dos profissionais e acadêmicos de enfermagem e outros profissionais da saúde no atendimento ao portador de transtorno depressivo, à sua família e a comunidade.
Título en inglés
Depressive disorders: development of didactical material for distance education
Palabras clave en inglés
depressive disorders
didactical material
distance education
Resumen en inglés
Lack of knowledge is indicated as one of the main factors responsible for nursing professionals’ deficient identification and care for depressed patients. Distance education is one alternative for solving educational problems in large countries like Brazil. This study aimed to elaborate and analyze didactical material on depressive disorders for distance education. This applied research was essentially motivated by the need to solve a concrete and immediate problem. The study can also be characterized as descriptive, since it describes the elaboration and analysis process of this didactical material. This process involves 3 moments: in the first phase, a bibliographic survey on depression was realized to develop and prepared the didactical material for distance education. This laborious and extensive task required both technical and pedagogical care; the second phase covered the identification of specialists’ opinions about the material. After their reading and analysis, the specialists made recommendations and filled out a questionnaire to evaluate the material; the last phase covered the analysis, adequation and presentation of the produced didactical material. In reformulating and presenting the results, we attempted to discuss the main aspects that had been incorporated into the constructed material. The production process of a multimedia script is not dichotomized from pedagogical theory; they move along together and not separately. There are no ready formulae. This means that, at the same time, we were responsible for coordinating the editing of the distance education material on depressive disorders, joining knowledge about the contents, pedagogy, informatics, psychology, communication and marketing, among others. The research design included diagnosis and context, access behavior, priorities, objectives, contents, method and evaluation. The material was divided into nine modules with general information and aspects related to depressive disorders, such as: history, concepts, epidemiology, risk factors, classification, diagnosis, treatment, suicide and the respective nursing care. Our final research considerations point out a number of reflections: the main aspect to be considered in any educational process and in the elaboration of didactical material is its pedagogical foundation; first, it should take into account the student’s peculiarities and be useful in attending to the detected needs; difficulties resulted from the lack of accessories for a team that was prepared to work with distance education in terms of pedagogical, didactical and technological questions. We produced this didactical material to collaborate with efforts to satisfy the education and/or updating needs of nursing professionals, nurse academics and other health professionals in care delivery to depressive disorder patients, their family and the community.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
CANDIDO_MCFS.pdf (1.55 Mbytes)
Fecha de Publicación
2005-10-31
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.