• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.22.2014.tde-06022015-190734
Documento
Autor
Nombre completo
Silvia Regina Baldo de Camargo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2014
Director
Tribunal
Gonçalves, Marlene Fagundes Carvalho (Presidente)
Mello, Maria Aparecida
Silva, Marta Angélica Iossi
Título en portugués
Significados de saúde para crianças de cinco anos e formação de conceitos à luz da abordagem histórico-cultural: reflexões para a promoção da saúde
Palabras clave en portugués
Abordagem histórico-cultural
Educação infantil
Formação de conceitos
Promoção da saúde
Resumen en portugués
Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar os significados que crianças de 5 anos atribuem à saúde, à luz da abordagem histórico-cultural. Apresenta como objetivos específicos: Identificar os significados atribuídos à saúde pelas crianças de 5 anos; Analisar tais significados no contexto da concepção teórica de promoção da saúde; Analisar a atribuição dos significados de saúde pela criança, à luz da abordagem histórico-cultural; Relacionar a atribuição dos significados pelas crianças ao processo de formação dos conceitos da abordagem histórico-cultural. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, apoiada no referencial de promoção da saúde que tem a perspectiva de engajar sujeitos na busca por um ambiente mais saudável, e com fundamentação teórico-metodológica pautada na abordagem histórico- cultural de Vigotski, cujo foco é o estudo do homem e suas funções psicológicas, destacando o pensamento e a linguagem em suas origens sociais, enfatizando a cultura como parte da natureza do indivíduo e atribuindo papel fundamental à educação, pois considera que o aprendizado entre seres humanos, imersos em uma mesma sociedade, dá o acesso aos bens produzidos culturalmente. A construção dos dados realizou-se em uma escola pública no interior do Estado de São Paulo, com 20 crianças de 5 anos, a partir do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema, em atividade individual com cada criança. Toda a atividade foi gravada em áudio, sendo as falas transcritas e os desenhos digitalizados. Os resultados foram organizados em quatro unidades de análise: O modelo biomédico/biológico da saúde; A significação da saúde como bem-estar de si e do outro; A relação entre a saúde e o cuidado; A ação do adulto ou do outro na saúde da criança. A análise indicou que há participantes que significam a saúde pela dimensão biologizante, como há os que o fazem pela perspectiva da promoção da saúde; apontam a importância do papel do adulto na saúde da criança bem como a relação intrínseca entre cuidado e saúde. As atribuições de significados pelas crianças constituem a base do processo de formação de conceitos sobre saúde, e diferentes etapas dessa construção foram identificadas. Entende-se que os significados sobre saúde aqui trazidos, bem como aspectos da formação de conceitos, podem nortear professores e profissionais da saúde nos trabalhos de educação em saúde na escola, favorecendo vivências a partir daquilo que as crianças ressignificam como seres histórico-culturais, propiciando a criatividade, a curiosidade e a crítica sobre o "ser saudável" e tendo em vista que o processo de significação acontece de forma contínua, na mediação do sujeito com o mundo
Título en inglés
Meanings of health for five-year-old children and concept formation in the light of historical-cultural approach: reflections for health promotion
Palabras clave en inglés
Childhood education
Concept formation
Cultural-historical approach
Health promotion
Resumen en inglés
In this research, the main objective was to analyze the meanings that five-year-old children attributed to health in the light of historical-cultural approach, presenting the following specific objectives: To identify the meanings attributed to health by five-year-old children; To analyze these meanings in the context of the theoretical conception of health promotion; To analyze the attribution of the meanings of health by the child in the light of historical-cultural approach; To relate the attribution of meanings by children to the process of concept formation of cultural-historical approach. The study is a qualitative research, based on the concept of health promotion that aims to engage individuals in the search for a healthier environment, and with theoretical and methodological foundation guided by the cultural- historical approach of Vygotsky, whose focus is the study of the man and his psychological functions, highlighting the thought and the language in their social origins, emphasizing culture as part of the individual's nature and assigning a key role to education, since he considers that learning among humans, who are immersed in the same society, gives access to goods produced culturally. The construction of the data was carried out in a public school in the state of São Paulo, with 20 children of five years old using the Drawing-and-Story Procedure with theme in an individual activity with each child. Every activity was recorded in audio, the speeches were transcribed and the drawings were scanned. The results were organized into four units of analysis: The biomedical/biological model of health; The significance of health as well-being of oneself and others; The relation between health and care; The action of adults or others in the child's health. The analysis indicated that there are participants who meant health by biologizing dimension, as there are those who did so from the perspective of health promotion; pointing to the importance of the role of the adult in child's health as well as the intrinsic relationship between health and care. The attribution of meanings by children constitutes the basis of the process of concept formation about health and different stages of this construction were identified. It is understood that the meanings of health brought here, as well as aspects of concept formation, can guide teachers and health professionals in the work of health education in school, encouraging experiences from what children resignify as historical and cultural beings, providing creativity, curiosity and criticism about "being healthy" considering that the signification process happens continuously in the mediation of the individual with the world
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-02-24
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.