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Doctoral Thesis
DOI
10.11606/T.22.2017.tde-16012017-162323
Document
Author
Full name
Carla Natalina da Silva Fernandes
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
Ribeirão Preto, 2016
Supervisor
Committee
Souza, Maria Conceição Bernardo de Mello e (President)
Azevedo, Maria Antonia Ramos de
Clapis, Maria José
Corrêa, Adriana Katia
Oliveira, Nunila Ferreira de
Title in Portuguese
Identidade profissional docente no ensino superior: caminhos de constituição na enfermagem
Keywords in Portuguese
Docentes de enfermagem
Ensino superior
Identidade profissional
Abstract in Portuguese
O processo de constituição da identidade profissional dos docentes no ensino superior se dá diante de dilemas e tensões entre os processos relacionais e biográficos, todos esses influenciados pelo contexto em que se situam esses indivíduos. A presente investigação teve como objetivo investigar o processo de construção da identidade docente dos professores que atuam em cursos de graduação em enfermagem nas instituições públicas e fundações municipais de ensino superior no estado de Goiás. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva, realizada em duas instituições públicas (federal e estadual) e duas fundações municipais de ensino superior que ofertam o curso de graduação em enfermagem. Foram escolhidos os cursos mais antigos de cada instituição. Participaram onze docentes enfermeiros. Como recurso para a obtenção dos dados foi utilizada a entrevista semiestruturada. A análise de dados foi fundamentada pela análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), identificando as seguintes categorias temáticas: Identidade profissional docente relação entre os processos relacionais e biográficos; Repercussões da precarização no trabalho e na identidade profissional docente e Formação profissional e identidade docente: experiências e necessidades. Descrevemos como características de aproximação entre as participantes: ser mulher, estado civil de casada e ter filhos. Como limites identificamos a qualificação acadêmica, pois têm-se três doutoras, duas mestres e seis especialistas, indicando ainda uma necessidade de fortalecimento nesse âmbito. O tempo de experiência na docência variou entre três e 35 anos, sete das participantes são efetivas enquanto quatro são vinculadas por contrato temporário, seis têm mais de um vínculo empregatício. A análise das categorias evidenciou que o ingresso na docência para a maior parte das participantes se deu por contingência diante da necessidade de trabalhar para se manter financeiramente, uma oportunidade para complementar a renda ainda na crença de uma determinação divina, enquanto apenas três das participantes planejaram o ingresso na carreira. Há uma tendência de transposição da identidade de enfermeira para a identidade de docente, especialmente entre docentes com menos de seis anos de profissão. As marcas da precarização do trabalho influenciam na identidade profissional na medida em que dificultam o processo de valorização e reconhecimento de si no trabalho, fragilizando as relações entre os pares, provocando o individualismo, a sobrecarga de trabalho e frustrações. A busca para promover espaços de integração com as dimensões pessoal e profissional docente foi usada como meio de dar vida à pessoa e potência para o profissional. A formação pedagógica para as docentes é um elemento valorizado, no entanto, a maior parte delas refere insatisfação com as experiências que já tiveram nesse campo. Assim, promovemos reflexões sobre a identidade profissional de docentes de enfermagem com interfaces entre desenvolvimento profissional e trabalho docente, no sentido de ampliar e fortalecer esse campo de pesquisa
Title in English
Professional identity of professors in the higher education: the creation of paths in nursing
Keywords in English
Higher education
Nursing faculty
Professional identity
Abstract in English
The formation process of the professors' professional identity in higher education takes on dilemmas and tensions between relational and biographical processes, all of them influenced by the context in which the individuals are located. The present paper aimed to investigate the construction process of teaching identity of professors who work in nursing undergraduate courses in public institutions and local municipal foundations of higher education, in the state of Goiás. It is a qualitative research of descriptive nature carried out in two public institutions (federal and state ones) and two local foundations of higher education that offer the undergraduate course in nursing. The oldest courses of each institution were selected. There was a participation of eleven nursing professors. The semistructured interview was used as a resource for obtaining the data. Data analysis was based on the content analysis proposed by Bardin (2011). It identified the following thematic categories: teaching professional identity, relationship between relational and biographical processes, repercussions of the work precariousness and teaching professional identity, professional training and teaching identity: experiences and needs. It is possible to describe as an approximation of characteristics among the participants: being a woman, married and with children. The academic qualification was identified as a detachment because there were three Doctors, two Masters and six Experts indicating a need to strengthen the area. The time of teaching experience ranged from three to 35 years. Seven participants have effective jobs, four have a temporary contract, and six have more than one job. The analysis of categories showed that most of the participants started teaching as a need to work and pay the bills, an opportunity to supplement the income believing in a divine determination and only three of them had planned to follow the career. There is a transposition trend from the nurse identity to the professor identity, especially among educators with less than six years of profession. Work casualization marks influence the professional identity as it makes more difficult the process of recovery and recognition at work, weakening peers' relationship, causing individualism, work overload, and frustration. The search to promote spaces integration with professional and personal dimensions was used as a means of giving life to the person and power to the professional. The pedagogical training for professors is a valued element; however, most of them relate dissatisfaction with the experiences they already had in that field. Thus, it is worth promoting reflections on the professional identity of nursing professors with interfaces between career development and teaching work to expand and strengthen that field of research
 
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Publishing Date
2017-02-06
 
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