• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.22.2010.tde-16112010-100520
Documento
Autor
Nome completo
Gisele Coscrato
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2010
Orientador
Banca examinadora
Bueno, Sonia Maria Villela (Presidente)
Pillon, Sandra Cristina
Pires, Rodrigo Otávio Moretti
Título em português
Pesquisa-ação em educação para a saúde, cuidado e humanização no cotidiano profissional de enfermeiros
Palavras-chave em português
Cuidado
Educação para a Saúde
Enfermagem
Humanização
Pesquisa-ação
Resumo em português
Este estudo objetiva investigar enfermeiros assistenciais, acerca da concepção deles sobre os temas Educação para a Saúde, cuidado e humanização, procurando instrumentalizar esses enfermeiros sobre como esses eixos temáticos podem estar implicados na postura e na prática profissional em saúde, concernente aos ideais e princípios do SUS. A pesquisa caracterizou-se como natureza qualitativa, apropriando-se de um estudo descritivo-exploratório, mediatizado pela metodologia da pesquisa-ação. Em relação às técnicas deste estudo, trabalhamos a observação participante, tendo como instrumento para registro e anotação dos dados, o diário de campo; e utilizamos, ainda, a entrevista individual, para identificação dos participantes e com questões norteadoras sobre as temáticas centrais, sendo disponibilizado o questionário que serviu como instrumento para a coleta das respostas. A análise e interpretação dos dados foi feita por categorização, baseada em fundamentação teórico-metodológica de Paulo Freire e adaptada por Bueno (2001), buscando, após, o desenvolvimento de ação conscientizadora e avaliação do processo educativo. Percebemos que os temas Educação para a Saúde, cuidado e humanização, norteados pelo universo conceitual freireano, não deixam de permear, sobremaneira, o respeito, a solidariedade, a ética e a cidadania, concernentes ao que o SUS pretende operacionalizar. Assim, as temáticas investigadas convergem para a necessidade de se revisar a postura educativa/profissional do enfermeiro e de seus valores para o cuidado e a humanização, visando a melhoria dos serviços, bem como a melhoria da saúde e da qualidade de vida, individual e coletivamente.
Título em inglês
Research-action in Education for Health, care and humanization in the daily professional nursing
Palavras-chave em inglês
Care
Education for Heath
Humanization
Nursing
Research-action
Resumo em inglês
This study investigates nurses, about their view on the themes Education Health, care and humanization, trying to instrumentalize these nurses on how these themes may be involved in posture and practice in health, concerning the ideals and principles of SUS. The survey characterized as qualitative, appropriating a descriptive exploratory study, mediated by the research-action methodology. Regarding the techniques in this study, we employed participant observation, taking as a tool for recording and annotation of data, field journal, and, we also used individual interviews to identify the participants and questions directed to the central themes, and provided in the questionnaire that served as a tool to collect the responses. The analysis and interpretation of data was performed according to categories, based on theoretical and methodological Paulo Freire and adapted by Bueno (2001), looking after the development of critical consciousness and action evaluation of the educational process. We realize that the themes Education Health, care and humanization, guided by the conceptual universe Freire, nevertheless permeate, above all, respect, solidarity, citizenship and ethics, related to the SUS intends to operate. Thus, the issue investigated converge to the need to revise the stance educational/vocational nurses and their values for the care and humanization, aimed at improving services and improving health and quality of life, individually and collectively.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
GiseleCroscato.pdf (1.30 Mbytes)
Data de Publicação
2010-11-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.