Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.22.2004.tde-19102004-162910
Documento
Autor
Nombre completo
Maria Aparecida Vilas Bôas
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2004
Director
Tribunal
Pedrão, Luiz Jorge (Presidente)
Contel, Jose Onildo Betioli
Saeki, Toyoko
Título en portugués
"Passagem de plantão de enfermagem em um hospital dia psiquiátrico"
Palabras clave en portugués
enfermagem
plantão
psquiatria
Resumen en portugués
A Reunião de Passagem de Plantão de Enfermagem (RPPE) realizada no Hospital-
Dia (HD) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da
Universidade de São Paulo, possui características particulares que a diferencia das
reuniões tradicionais de passagem de plantão de enfermagem. Ela reune os
integrantes da equipe interdisciplinar e todos têm a oportunidade tanto de informar
sobre os pacientes assistidos no HD segundo os comportamentos apresentados nas
suas atividades específicas, quanto de ouvir as informações dos demais integrantes.
Trata-se, portanto, de um momento ímpar, reunindo motivos suficientes para levar a
RPPE a objeto do presente estudo, que se caracteriza como quanti-qualitativo e teve
como objetivos fazer um levantamento das freqüências dos integrantes da equipe
interdisciplinar nessa reunião, dos relatos que fazem sobre observação e evolução
dos pacientes e das decisões que tomam frente às ocorrências apresentadas. Para isso,
foram utilizadas 20 RPPE em um período de tempo de dois meses, gravadas,
transcritas na íntegra, realizadas sínteses e análise de conteúdo com apresentação
descritiva dos resultados utilizando-se também de quadros. Os resultados mostraram
uma participação maior de profissionais mais experientes na RPPE, talvez por eles
coordenarem a maioria das atividades terapêuticas rotineiras do HD. Mostrou ainda,
que a RPPE através do enfermeiro coordenador/facilitador, ofereceu oportunidades
para os integrantes da equipe interdisciplinar informar sobre comportamentos dos
pacientes nas suas atividades específicas, como também ouvir as informações dos
outros. Ela mostrou-se cuidadosa, examinando sempre todos os pacientes semiinternados
no HD, fazendo as observações e evoluções para cada um e tomando
decisões sobre condutas a serem realizadas para aqueles que tinham necessidade no
momento. A RPPE favoreceu trocas de experiências entre os profissionais das
diversas áreas e contribuiu no processo ensino/aprendizagem do HD, que se constitui
também em uma unidade de ensino.
Título en inglés
NURSING SHIFT ALTERNATION IN A DAY PSYCHIATRIC HOSPITAL
Palabras clave en inglés
multiprofessional psychiatric team
psychiatric day hospital
shift alternation
Resumen en inglés
The meeting for nursing shift alternation which happens at the Day Hospital in the
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto of São Paulo
University, has particular characteristics which makes it different from the traditional
nursing shift alternation meetings. It gathers members of the whole interdisciplinar
team and each one, during this meeting, has the opportunity of informing about the
patients under assistance at the Day Hospital regarding to their behaviour towards the
specifics activities, as well as to hearing from the others. Therefore it is a single
moment, combining sufficient reasons for bringing the nursing shift alternation
meeting to object of the present study, which has a quantitative and qualitative
character and has as objective to raise the interdisicplinar members frequency to
those meetings, to report about observations and evolutions of patients, and
decisions taken towards the presented situation. To obtain the result were used 20
nursing shift alternation meetings in a period of two months, which were recorded,
integrally written-down, prepared content syntheses and analyses for descriptive
results presentation also using panels. The results show an increased participation of
experienced professionals in the nursing shift alternation meetings, maybe because
they coordinate most of the therapeutical routine activities at the Day Hospital. It has
also shown that the nursing shift alternation meeting, through the coordinator nurse,
offers opportunities for all interdisciplinar team members to inform about their
patients behaviour towards the specific activities, as well as to hearing from the
others. The coordinator was careful, always examining all semi-hospitalized patient
at the Day Hospital, making observation and evolution for each one, taking decisions
about procedures to be adopted for those who were in need at that moment. The
nursing shift alternation meeting gives support to exchanging experiences among
professionals from different areas and contributes for the teaching/learning process at
Day Hospital, which is also a teaching institution.
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Fecha de Publicación
2004-10-20