• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.22.2005.tde-20062005-083314
Documento
Autor
Nombre completo
Maria Lucia Borges Gattas
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2005
Director
Tribunal
Furegato, Antonia Regina Ferreira (Presidente)
Bueno, Sonia Maria Villela
Corrêa, Adriana Katia
Garanhani, Mara Lúcia
Soubhia, Zeneide
Título en portugués
"Interdisciplinaridade em cursos de graduação na área da saúde da Universidade de Uberaba-UNIUBE"
Palabras clave en portugués
educação
interdisciplinaridade
saúde
Resumen en portugués
O objetivo deste estudo foi compreender como o significado de interdisciplinaridade foi percebido pelos sujeitos envolvidos nos cursos aglutinados na Área da Saúde da Universidade de Uberaba- UNIUBE. A expressão Área diz respeito à integração de cursos e suas disciplinas. A Área, matriz virtual, operacionalizou a experiência interdisciplinar através do Programa de Promoção de Saúde – Pró-Saúde. Este programa foi elaborado com a participação dos diferentes cursos de graduação a partir do reconhecimento das prioridades de saúde da população-alvo. O estudo foi desenvolvido em uma Unidade Básica de Saúde-UBS sob gerência plena da UNIUBE, no bairro Alfredo Freire. Para compreender a experiência colocada em prática, foi construído um instrumento específico relativo à percepção do significado de interdisciplinaridade e da percepção da experiência com o Pró-Saúde. O instrumento reunia dados de identificação pessoal, formação escolar e profissional dos entrevistados (diretores, professores, alunos dos cursos, coordenadores dos subprogramas, além de funcionários da UBS e usuários), bem como suas percepções sobre sua experiência interdisciplinar. Pela análise dos depoimentos, concluiu-se que a Área foi a indutora e o Pró-Saúde foi o facilitador do processo interdisciplinar entre os cursos de graduação da Área da Saúde. Concluiu-se, também que a interdisciplinaridade, além do conhecimento cognitivo que lhe é constitutivo, tem componente de ordem subjetiva representado pela vontade de cooperação, colaboração, diálogo, abertura do conhecimento para o outro e realização de trabalho comum. Em suma, a interdisciplinaridade envolve questões de atitudes frente à construção do conhecimento, sua compreensão e sua práxis.
Título en inglés
Interdisciplinaridade in courses of graduation in the area of the health of the University of Uberaba - Uniube
Palabras clave en inglés
education
health
interdisciplinary experience
Resumen en inglés
This study aimed at getting to know how the interdisciplinary concept was understood by the subjects involved in the courses within the Health Area of the University of Uberaba – UNIUBE. The term Area has to do with courses integration and its disciplines. The Area, virtual matrix, performed the interdisciplinary experience through the Health Promotion Program – Pro-Health. This program was elaborated with the participation of different undergraduate courses, aiming at the health priorities of the target population. The study was developed in a Basic Health Unit-BHU under the full management of UNIUBE, in the Alfredo Freire borough. A specific instrument focused on the perception of the interdisciplinary concept and the Pro-Health experience was built to evaluate the practical experience. The instrument included data on personal identification, interviewees’ schooling and professional background (head, professor, undergraduate student, subprogram supervisor, besides HBU officials and users), as well as their opinion on their interdisciplinary experience. Through report analysis, it may be concluded that the Area was the inducing agent and Pro-Health was the facilitator of the interdisciplinary process among the undergraduate courses in the Health Area. Also, that the interdisciplinary factor, besides its inherent cognitive element, carries a subjective component represented by the willingness to cooperate, collaborate and exchange ideas, besides sharing knowledge and working experience. In short, the interdisciplinary factor is a matter of attitude in face of knowledge, its diffusion and praxis.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
GATTAS_MLB.pdf (1.39 Mbytes)
Fecha de Publicación
2005-08-03
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2020. Todos los derechos reservados.