• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.22.2004.tde-28042005-094435
Documento
Autor
Nome completo
Aurora Zamora Mendoza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2004
Orientador
Banca examinadora
Luis, Margarita Antonia Villar (Presidente)
Bueno, Sonia Maria Villela
Costa, Joao Carlos da
Costa, Maria Cristina Silva
Santos, Manoel Antonio dos
Título em português
"O uso de álcool na adolescência, uma expressão de masculinidade"
Palavras-chave em português
Adolescente
Consumo de bebidas alcoólicas
Interacionismo Simbólico
Masculinidade
Resumo em português
Este estudo qualitativo propõe-se buscar o significado que os adolescentes atribuem aos termos e manifestações masculinos habituais em suas vidas, e também aos comportamentos e demonstrações de masculinidade. Portanto, o objetivo desta pesquisa é conhecer as percepções dos adolescentes com relação ao machismo e sua possível influência sociocultural nas formas de expressão da masculinidade que possam dar origem ao consumo de álcool. Foi adotado como referencial teórico-metodológico o Interacionismo Simbólico. Os dados obtidos mediante entrevistas semi-estruturadas, questionários e observação não-participante foram analisadas aplicando-se o método de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que os adolescentes percebem uma mudança cultural, principalmente nos papéis sociais. Neste processo ocorrem transformações que modificam seus imaginários e dão novas direções a seus relacionamentos sociais. Os jovens percebem que o homem como mais seguro e digno de confiança em seu ambiente social, possuindo maior liberdade, além de privilégios como beber e fumar. Neste contexto, o ato de consumir álcool faz parte do processo de socialização do homem e parece ser aceito como componente integrante das expressões de masculinidade e da convivência entre amigos. O uso do álcool demonstra-se intimamente ligado com a masculinidade como parte da identidade do homem e das demonstrações de masculinidade. Fatores de risco que afetam o consumo dessa substância incluem o reforço grupal e o ato de beber como privilégio masculino e como uma forma de diversão e interação social. Nesta etapa difícil do desenvolvimento, pelo desejo de reafirmar sua independência, virilidade e liberdade para tomar decisões ou por querer imitar os adultos, os adolescentes podem ser iniciados no consumo de álcool.
Título em espanhol
El uso de alcohol en los adolescentes, una expresión de masculinidad.
Palavras-chave em espanhol
Adolescente
Consumo de bebidas alcoólicas
Interacionismo Simbólico
Masculinidade
Resumo em espanhol
Este estudio cualitativo se propone buscar el significado que los adolescentes atribuyen a los términos y manifestaciones masculinos habituales en sus vidas, así como a los comportamientos y demostraciones de masculinidad. Por lo tanto, la finalidad de esta investigación es conocer las percepciones de los adolescentes respecto al machismo y su posible influencia sociocultural en las formas de expresión de la masculinidad que puedan dar origen al consumo de alcohol. Fue adoptado como referencial teórico-metodológico el Interacionismo Simbólico. Los datos obtenidos mediante entrevistas semiestructuradas, cuestionarios y observación no participante fueron analizados aplicándose el método de análisis de contenido. Los resultados evidenciaron que los adolescentes perciben un cambio cultural, principalmente en los roles sociales. En este proceso ocurren transformaciones que modifican sus imaginarios y acarrean nuevas direcciones a sus relaciones sociales. Los jóvenes perciben al hombre como más seguro y digno de confianza en su entorno social, poseyendo mayor libertad, además de privilegios como tomar y fumar. En este contexto, el consumir alcohol hace parte del proceso de socialización del hombre y parece ser aceptado como componente integrante de las expresiones de masculinidad y de la convivencia entre amigos. El uso de alcohol se muestra íntimamente vinculado a la masculinidad como parte de la identidad del hombre y de las demostraciones de masculinidad. Factores de riesgo que inciden sobre el consumo de esa sustancia incluyen el refuerzo de los grupos y el tomar como privilegio masculino y como una forma de diversión e interacción social. En esta etapa difícil del desarrollo, sea por el deseo de reafirmar su independencia, virilidad y libertad en la toma de decisiones o por querer imitar a los adultos, los adolescentes pueden ser iniciados en el consumo de alcohol.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
DO-Mendoza_A_Z.pdf (476.74 Kbytes)
Data de Publicação
2005-05-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.