• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
Document
Auteur
Nom complet
Caroline Krauser Bueno
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2017
Directeur
Jury
Scherer, Zeyne Alves Pires (Président)
Borges, Tatiana Longo
Santos, Manoel Antonio dos
Veloso, Tatiana Maria Coelho
Titre en portugais
Concepções e práticas de profissionais da saúde e assistência social acerca dos transtornos de comportamento em crianças e adolescentes
Mots-clés en portugais
Transtorno de conduta
Transtornos de comportamento
Violência juvenil
Resumé en portugais
Nesta dissertação, procuramos compreender os sentidos e significados que os profissionais de serviços de saúde e de assistência social de um município do interior paulista têm acerca dos transtornos de comportamento em crianças e adolescentes. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo em dois serviços de saúde e 2 conselhos tutelares de um município do interior paulista. Participaram do estudo 13 profissionais. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista semiestruturada realizada em local escolhido pelos participantes. Para a organização e tratamento dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin, que nos permitiu construir três categorias temáticas: "Transtornos de comportamento: que comportamento é esse?" "Transtornos de comportamento: como se desenvolvem?" "Ações (des)articuladas entre os setores saúde e assistência no atendimento à crianças e adolescentes com transtorno de comportamento". Verificamos que o conhecimento acerca da aplicabilidade diagnóstica dos transtornos de comportamento não é clara para os profissionais de nosso estudo, o que acaba dificultando a identificação e o encaminhamento dessas crianças e adolescentes aos serviços de saúde mental e assistência social. Para os profissionais de nosso estudo, os principais fatores de risco atribuídos ao desenvolvimento dos transtornos de comportamento em crianças e adolescentes são aqueles que ocorrem nas relações entre as crianças e seus familiares, como a violência doméstica, a desestruturação familiar, a falta de afeto e as práticas educativas, fatores que podem inclusive potencializar ou não a predisposição genética da criança ou adolescente a desenvolver transtornos de comportamento. Já os fatores macrossociais, como as condições sociais e culturais, a ação do estado e as características da sociedade nas quais vivem as crianças e adolescentes são pormenorizados como colaboradores para o desenvolvimento de transtornos de comportamento pelos profissionais de nosso estudo. Por fim, constatamos que as ações de prevenção à violência juvenil e de atendimento à crianças e adolescentes com transtornos de comportamento dos profissionais de nosso estudo não atendem às diretrizes e normas estabelecidas pela OMS e pelas políticas nacionais de prevenção à violência no que diz respeito ao trabalho integrado e intersetorial, no desenvolvimento de ações preventivas, na consolidação do atendimento pré-hospitalar sistematizado, hierarquizado e subsidiado por práticas baseadas em evidências e na capacitação adequada dos recursos humanos
Titre en anglais
Conceptions and practices of health and social welfare professionals about behavior disorders in children and teenagers
Mots-clés en anglais
Behavior disorders
Conduct disorder
Youth violence
Resumé en anglais
In this dissertation, we seek to understand the senses and meanings that the professionals working in health and social welfare services from a city of the countryside of São Paulo have about behavior disorders in children and teenagers. For this purpose, we performed a qualitative study in two health services and two guardianship councils from a city in the countryside of São Paulo. This study was attended by 13 professionals. Data collection took place by means of semi-structured interviews held in a place chosen by the participants. In order to organize and treat data, we used the Bardin's content analysis technique, which enabled us to draw up three thematic categories: "Behavior disorders: what behavior is this?" "Behavior disorders: how do they develop?" "(Dis) articulated actions between the health and social welfare sectors in meeting the demands of children and teenagers with behavior disorders". We have found that the knowledge about the diagnostic applicability of behavior disorders is not clear to the professionals who took part in our study, which ends up hindering the identification and referral of these children and teenagers to mental health and social welfare services. According to the professionals who attended our study, the main risk factors blamed on the development of behavior disorders in children and teenagers are those that occur in relationships between children and their relatives, such as domestic violence, family breakdown, lack of affection and educational practices, which are factors that may or may not increase the genetic predisposition of the child or teenager to develop behavior disorders. Conversely, macro-social factors, such as social and cultural conditions, state action, and the characteristics of the society where children and teenagers live are specified as collaborators for the development of behavior disorders by the professionals of our study. Lastly, we have noted that the actions to prevent youth violence and to meet the demands of children and teenagers with behavior disorders carried out by the professionals of our study do not comply with the guidelines and standards established by the WHO and the national policies on violence prevention with respect to the integrated and intersectoral work, development of preventive actions, consolidation of a systematized prehospital care, i.e., hierarchized and subsidized by evidence-based practices, and appropriate training of human resources
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
CAROLINEKRAUSER.pdf (617.77 Kbytes)
Date de Publication
2019-08-09
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2020. Tous droits réservés.