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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.22.2010.tde-04082010-134001
Documento
Autor
Nome completo
Karina Dal Sasso Mendes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2010
Orientador
Banca examinadora
Galvao, Cristina Maria (Presidente)
Massarollo, Maria Cristina Komatsu Braga
Roza, Bartira de Aguiar
Silva Júnior, Orlando de Castro e
Zago, Marcia Maria Fontao
Título em português
O processo ensino-aprendizagem para o candidato ao transplante de fígado
Palavras-chave em português
Aprendizagem
Enfermagem
Ensino
Satisfação do Paciente
Transplante de Fígado
Resumo em português
O transplante de fígado é considerado o tratamento de eleição para o paciente com doença hepática progressiva, irreversível e terminal, o qual não encontra outro tipo de tratamento. O ensino é uma importante estratégia para o preparo dos candidatos ao transplante de fígado e constitui-se como papel relevante do enfermeiro. Para a condução da presente investigação adotou-se os pressupostos de Gagné e Ohler. O objetivo geral delimitado foi analisar o conhecimento de candidatos ao transplante de fígado, antes e depois da implementação de uma intervenção educativa. A investigação foi conduzida em duas fases. Na primeira fase realizou-se um estudo descritivo para identificar as características sócio-demográficas, clínicas e as necessidades de informação dos candidatos. Na segunda fase procedeu-se um estudo piloto, para analisar o conhecimento dos candidatos antes e depois da aplicação da intervenção educativa, e avaliar a satisfação destes com as informações recebidas. Frente a uma casuística de 55 candidatos na primeira fase, observou-se uma predominância do sexo masculino, com idade média de 50,25 anos, média de 8,49 anos de estudo, 70,91% dos sujeitos estavam afastados de atividades laborais e a renda predominante foi de dois a seis salários mínimos. A maioria dos candidatos era CHILD B, com MELD médio de 14,91 pontos, 72,72% estavam acima do peso e apresentavam uma evolução da doença crônica do fígado de 101,21 meses em média. A maioria da amostra apresentava cirrose causada por vírus e alcoolismo. O tempo médio de fila de espera foi de 1199,58 dias. Dentre as principais manifestações clínicas, destacou-se a presença de ascite (58,18%), varizes esofágicas (81,82%), encefalopatia hepática (50,91%) e hemorragia digestiva prévia (47,27%). As necessidades de informação relacionadas com o período pré-operatório foram as que obtiveram as pontuações médias maiores. As complicações após o transplante e os cuidados necessários após o transplante também foram necessidades de informação indicadas como relevantes pelos candidatos. Diante de uma amostra de 15 pacientes para a segunda fase do estudo, observou-se um ganho cognitivo significativo após a intervenção, com uma melhora de quase 20% no desempenho dos candidatos (p<0,05). Em relação à satisfação dos candidatos, observou-se uma avaliação positiva da satisfação com as informações recebidas. As informações que geraram índices maiores de satisfação foram relacionadas ao período pós-operatório e os cuidados necessários por toda a vida. A relação entre o conhecimento após a intervenção e o grau de satisfação mostrou uma correlação significativa (p<0,05). O estudo fornece evidências de que a provisão de informações de qualidade é capaz de aumentar o conhecimento e proporcionar satisfação para os candidatos ao transplante de fígado.
Título em inglês
The teaching-learning process for liver transplant candidates
Palavras-chave em inglês
Learning
Liver Transplantation
Nursing
Patient Satisfaction
Teaching
Resumo em inglês
Liver transplant is considered the preferred treatment for patients with progressive, irreversible and terminal liver disease, who cannot find any other treatment type. Teaching is an important strategy to prepare liver transplant candidates and represents a relevant role for nurses. This research is based on Gagné and Ohlers premises. The general aim was to analyze liver transplant candidates knowledge before and after an educative intervention. The research was conducted in two phases. First, a descriptive study was carried out to identify the candidates sociodemographic and clinical characteristics and information needs. In the second phase, a pilot study was performed to analyze the candidates knowledge before and after the educative intervention, as well as to assess their satisfaction with the information they received. The sample comprised 55 candidates: a majority were men; the average age was 50.25 years and average education 8.49 years; 70.91% of subjects were on leave from their job and the predominant income was between two and six minimum wages. Most candidates were CHILD B, the mean MELD score was 14.91 points, 72.72% were overweight and the average evolution of the chronic liver diseases was 101.21 months. Most patients in the sample presented cirrhosis caused by virus and alcoholism. The mean waiting time for a transplant was 1199.58 days. The main clinical manifestations included ascites (58.18%), esophageal varices (81.82%), hepatic encephalopathy (50.91%) and previous digestive hemorrhage (47.27%). Information needs related to the preoperative period obtained the highest mean scores. Candidates also indicated information needs related to post-transplant complications and necessary care. In a sample of 15 patients for the second phase, significant cognitive gain was observed after the intervention, with an almost 20% improvement in candidates performance (p<0,05). Candidates satisfaction with the information they received was assessed positively. Higher satisfaction levels were found for information related to the postoperative period and care needed across the lifetime. Significant correlation was found (p<0.05) between knowledge after the intervention and satisfaction level. This research evidences that providing quality information can increase liver transplant candidates knowledge and give them satisfaction.
 
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Data de Publicação
2010-08-25
 
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