• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.22.2016.tde-06052016-182737
Documento
Autor
Nome completo
Nilton Cesar Granvile
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2016
Orientador
Banca examinadora
Corrêa, Adriana Katia (Presidente)
Souza, Maria Conceição Bernardo de Mello e
Tavares, Cláudia Mara de Melo
Título em português
Saberes dos professores da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem
Palavras-chave em português
Docência
Educação profissionalizante
Enfermagem
Resumo em português
A docência na educação profissional técnica de nível médio em enfermagem é uma das dimensões importantes a ser considerada na qualificação da formação de trabalhadores técnicos, no Brasil. Apesar disso, ela é marcada por fragilidade nos processos formativos, adversas condições de trabalho, incluindo, a precariedade. O objetivo deste estudo é descrever e analisar os saberes dos professores de uma escola privada de educação profissional em enfermagem, no município de Ribeirão Preto, considerando suas vivências na prática pedagógica, a partir de referencial de Tardif (2012). Estudo descritivo-exploratório, qualitativo. A técnica de coleta de dados utilizada foi entrevista semiestruturada com 13 professores, realizadas de novembro de 2014 a fevereiro de 2015. As entrevistas foram analisadas, sendo delineadas categorias de decodificação, a saber: Saberes pessoais dos professores; Saberes provenientes da formação escolar anterior; Saberes provenientes da formação profissional para o magistério, subdivididos em Saberes provenientes da formação profissional para o magistério construídos em cursos de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem e Saberes profissionais para o magistério, construídos nos cursos de especialização latu sensu e programas de capacitação docente; Saberes provenientes dos programas e livros didáticos usados no trabalho dos professores; Saberes provenientes de sua própria experiência na profissão envolvendo atuação nos serviços de saúde e na docência. Esses saberes, no exercício cotidiano do trabalho docente, são articulados e reconstruídos. Eles mostram significativamente as suas relações com a diversidade nas possibilidades de formação, dada a fragilidades das políticas de formação docente, bem como suas relações com as condições concretas de trabalho na educação profissional, sendo ainda significativa a concomitância da docência nessa modalidade de ensino com a prática profissional em serviços de saúde, o que também traz implicações para a conformação dos saberes da docência
Título em inglês
Knowledge of technical education teachers in nursing
Palavras-chave em inglês
Nursing
Teaching
Technical education
Resumo em inglês
Teaching in technical education in nursing is one of the important aspects to be considered in the qualification of training technical workers in Brazil. Despite this, it is marked by fragility in the formative processes, adverse conditions of work, including the precariousness. The objective of this study is to describe and analyze the knowledges of teachers of a private school of technical education in nursing, in the city of Ribeirão Preto, considering their experiences in the pedagogical practice, from referential of Tardif (2012). This is a descriptive-exploratory study, qualitative. The data collection technique used was semi-structured interview with 13 teachers, carried out between November 2014 and February 2015. The interviews were analyzed, decoding categories are outlined as follows: Personal knowledge of teachers; Knowledge from the previous school education; Knowledge from professional training to teaching, subdivided in knowledge from technical training to the teaching built in courses of Bachelor`s Degree with a teaching diploma in Nursing and technical knowledge for teaching, built in latu sensu courses in specialization level and teacher training programs. Knowledge from the educational programs and books used in the work of teachers; Knowledge from their own experience in the profession involving acting in health care and teaching. This knowledge, in the daily practice of teaching are articulated and rebuilt. They show significantly their relations with the diversity in the possibilities of training, given the weaknesses of policies of teacher training, and its relations with the concrete conditions of work in education, even with a significant concomitance of teaching in this type of education with professional practice in health services, which also has implications for the conformation of knowledges for teaching
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2016-05-23
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2021. Todos os direitos reservados.