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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.22.2012.tde-06112012-185718
Documento
Autor
Nome completo
Thais Mara Alexandre Bertazone
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2012
Orientador
Banca examinadora
Zanetti, Maria Lucia (Presidente)
Neiva, Cassiano Merussi
Pace, Ana Emilia
Título em português
Conhecimento dos alunos de graduação em Educação Física sobre diabetes mellitus
Palavras-chave em português
Conhecimento
Diabetes Mellitus
Exercício
Resumo em português
Estudo transversal que teve como objetivo avaliar o conhecimento sobre diabetes mellitus de alunos do último ano de Cursos de Bacharelado em Educação Física, no interior do estado de São Paulo, em 2012. A amostra aleatória foi constituída por 69 alunos de três instituições de ensino particulares em Educação Física. Para a coleta de dados foi construído um questionário dividido em duas partes. Na primeira parte foram avaliadas as variáveis sociodemográficas, e na segunda, com 27 questões, sendo 19 de múltipla escolha e oito de alternativas verdadeiras ou falsas, as variáveis relacionadas ao conhecimento sobre conceito, sinais e sintomas, e exercício físico. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Os resultados mostraram que em relação à caracterização dos alunos encontrou-se que a maioria era do sexo masculino, na faixa etária dos 20 aos 24 anos e solteiros. Quanto à renda familiar 55,0% percebiam de um a seis salários mínimos. Em relação às questões relacionadas à categoria conceitos obteve-se que o maior índice de acertos, esteve relacionado às características do DM tipo 2, 37 (53,6%), e os menores foram referentes à classificação do DM e ao valor de glicemia capilar ao acaso que reflete a hipoglicemia, 7 (10,1%), respectivamente. Quanto às questões relacionadas à categoria sinais e sintomas obteve-se que o maior índice de acertos foi relacionado aos sinais e sintomas clássicos de hipoglicemia, 27 (39,1%) e os menores índices de acerto foram referentes aos sintomas clássicos do DM, e os sinais e sintomas clássicos de hiperglicemia, 11 (15,9%), respectivamente. No que se refere às questões relacionadas à categoria exercício físico obteve-se que o maior índice de acertos foi relacionado às recomendações para prescrição do exercício físico para indivíduos com DM, ao exercício físico para indivíduos com neuropatia periférica, e ao exercício físico para indivíduos com retinopatia e nefropatia diabética, 55 (79,7%), respectivamente. Já os menores índices de acerto foram referentes à quantidade de carboidratos recomendada para indivíduos com DM em terapia medicamentosa durante exercícios prolongados e intensos, 4 (5,8%). Em relação ao número de respostas corretas e incorretas do questionário obteve-se que 12 (17,4%) alunos acertaram 12 e 13 questões respectivamente. Cabe destacar que 2 (2,9%) alunos não mostraram conhecimento das 27 questões do questionário, mostrando desta forma uma média de 11,1 e um desvio padrão de 3,4. Já em relação ao número de respostas incorretas obteve-se que 13 (18,8%) alunos erraram 15 questões e que um aluno (1,4%) errou 23 questões, constatando assim uma média de 15,0 e um desvio padrão de 2,8. Conclui-se que os alunos apresentaram índice satisfatório de acertos na categoria exercício físico, e insatisfatório na categoria conceitos e sinais e sintomas. Recomenda-se que as instituições de ensino superior focalizem esforços para a inclusão na grade curricular do curso de graduação em Educação Física de conteúdos que fazem a interface entre exercício físico e doenças crônicas, em particular, o DM, com vistas a enorme demanda de indivíduos com esta doença na população.
Título em inglês
Physical Education Bachelor's knowledge on Diabetes Mellitus.
Palavras-chave em inglês
Diabetes Mellitus
Exercise
Knowledge
Resumo em inglês
Cross-sectional study which aimed to assess last year Bachelor students in Physical Education's knowledge on diabetes mellitus in São Paulo State, Brazil. The random sample consisted of 69 students belonging to three private Physical Education Universities. Data were collected through a questionnaire divided into two parts. In the first part were assessed sociodemographic variables and in the second, composed by 27 questions, 19 multiple-choice alternatives and eight true or false, variables related to the concepts' knowledge, signs and symptoms, and physical exercise. Data were analyzed using descriptive statistic. Results related to students' characterization showed that most of them were male, aged between 20 and 24 year old and single. With regard to the family income 55,0% perceived from one to six minimum wages. On questions related to the concepts category was found that the highest rate of correct answers was related to the characteristics of type 2 DM, 37 (53,6%), and the lowest for the classification of diabetes mellitus and the value of glycemia that reflects hypoglycemia 7 (10,1%), respectively. Questions related to the category of signs and symptoms showed that the highest rate of correct answers were related to the signs and symptoms of hypoglycemia, 27 (39,1%), and lower accuracy rate was related to the classic symptoms of DM, and the signs and symptoms of hyperglycemia, 11(15,9%), respectively. Regarding the issues related to the physical exercise's category it was found that the highest rate of correct answers was related to the recommendations for exercising prescription for subjects with DM, to the physical exercise for subjects with peripheral neuropathy, and exercise for subjects with retinopathy and diabetic nephropathy, 55 (79,7%), respectively. The lowest rate of correct answers was related to the amount of carbohydrates recommended for subjects with DM in drug therapy during longer and intense exercise, 4 (5,8%). Regarding the number of correct and incorrect answers in the questionnaire, it was found that 12 (17,4%) students answered correctly 12 and 13 questions, respectively. It is noteworthy that 2 (2,9%) students showed lack of knowledge in the 27 questions, thus showing an average of 11,1 and a standard deviation of 3,4. In relation to the number of incorrect answers it was found that 13 (18,8%) students missed 15 questions and one student (1,4%) missed 23 questions, thus finding an average of 15,0 and a standard deviation of 2,8. It was concluded that students had satisfactory success's rate in exercise's category and inadequate in concepts, signs and symptoms' category. It is recommended that the Universities focuse on efforts to include in the curricular grade of Physical Educations' course, subjects related to physical exercise and chronic diseases, mainly DM, aiming to the great demand from people with this disease among the population.
 
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Data de Publicação
2013-01-15
 
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