• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.22.2003.tde-07072004-102032
Documento
Autor
Nome completo
Josimerci Ittavo Lamana Faria
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2003
Orientador
Banca examinadora
Casagrande, Lisete Diniz Ribas (Presidente)
Gomes, Jomara Brandini
Kurcgant, Paulina
Sordi, Mara Regina Lemes de
Trevizan, Maria Auxiliadora
Título em português
"Prática docente reflexiva na disciplina de Administração em Enfermagem Hospitalar: uma experiência de desenvolvimento profissional de professores-pesquisadores"
Palavras-chave em português
Competências para Ensinar
Desenvolvimento Profissional
Prática Reflexiva
Professor-Pesquisador
Saberes Docentes
Resumo em português
Este estudo apresentou como meta contribuir para o ensino da disciplina de administração de enfermagem hospitalar, através de uma experiência de desenvolvimento profissional de professores-pesquisadores, em um processo crítico-reflexivo sobre a sua prática docente. A trajetória metodológica da pesquisa-ação, foi operacionalizada em duas etapas: na primeira, foram identificadas as situações dilemáticas acontecidas no estágio disciplinar, por intermédio da reflexão sobre a reflexão-na-ação feita por uma professora após a supervisão diária dos alunos; na segunda, foram efetuados os círculos de reflexão por todos os professores que ministraram a disciplina no período da coleta de dados, utilizando como ponto de partida as situações dilemáticas identificadas anteriormente. A análise temática dos dados coletados nos círculos de reflexão revelou que a reflexão realizada entre os pares possibilitou a objetivação dos saberes experienciais dos professores, assim como a construção de novos saberes pedagógicos. Os saberes docentes elaborados durante os círculos de reflexão foram utilizados para propor mudanças na referida disciplina.
Título em inglês
Reflective teaching practices in the subject of Hospital Management Nursing: an experience of professional empowerment of teachers-researchers.
Palavras-chave em inglês
professional empowerment
Reflexive practice
teachers-researchers
teaching hnowledte
teaching skills
Resumo em inglês
This study aims to contribute to the teaching of the subject Hospital Management Nursing, through an experience of professional empowerment of teachers-researchers, using a critical-reflexive approach to their teaching practices. The study followed the action-research methods, in two stages: first, the “dilemma" situations teachers faced in the disciplinary training of students, were identified through the reflection about the “reflection-on-action" process, used by a teacher after daily supervision of students; second, all the teachers responsible for the classes during the data collection period, participated of “reflection circles", using as starting point, the “dilemma" situations previously identified. Thematic content analysis of data obtained on these “reflection circles" revealed that reflection done among pairs turned objective the experiential knowledge of the teachers, and also made possible the construction of new pedagogic knowledge. This teaching knowledge was used to propose a change on the subject of Hospital Management Nursing for a graduation course.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
tese.pdf (2.27 Mbytes)
Data de Publicação
2004-07-14
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.