• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.22.2005.tde-11052005-112949
Documento
Autor
Nome completo
Valéria Costa Evangelista da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2005
Orientador
Banca examinadora
Zago, Marcia Maria Fontao (Presidente)
Biffi, Raquel Gabrielli
Sawada, Namie Okino
Título em português
"O impacto da revelação do diagnóstico de câncer na percepção do paciente"
Palavras-chave em português
câncer
cultura
diagnóstico
enfermagem
relações profissional-paciente
revelação da verdade
Resumo em português
Este estudo teve o propósito de identificar a experiência de um grupo de pacientes em relação à revelação do seu diagnóstico de câncer. A investigação foi desenvolvida segundo as propostas da antropologia interpretativa de Clifford Geertz e da antropologia médica de Arthur Kleinman. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório pela abordagem do método etnográfico utilizando a estratégia do estudo de caso. Os informantes que participaram do estudo foram dez pacientes portadores de câncer da clínica hematológica, atendidos no ambulatório de oncologia de uma instituição hospitalar. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e de observações participantes. Pela análise dos dados foi possível identificar quatro categorias: a trajetória antes da descoberta do câncer, a revelação do diagnóstico, os significados do câncer, e a trajetória da vida após a revelação. A primeira categoria aborda o trajeto vivenciado pelos pacientes partindo da suspeita da doença por meio de sinais e sintomas e as dificuldades vivenciadas na busca por assistência médica até realização de exames diagnósticos. Esta etapa foi vivida com inúmeras dúvidas, incertezas, medo e questionamentos e considerada estressante e de grande desgaste emocional. A segunda categoria aborda o contexto e as características da revelação. Esta etapa mostra que a revelação do diagnóstico vem ocorrendo em consultórios médicos, com duração média de 10 a 15 minutos, e a forma de revelar foi relatada por alguns como objetiva e direta e para outros contraditória, omissa e evasiva. As reações provocadas ao saber do diagnóstico foram sentidas por um estado de choque e um grande medo de morrer, pois para eles o câncer mata. A terceira categoria aborda os significados do câncer por meio de metáforas, estigmas e as explicações do surgimento da doença evidenciando que o câncer está fortemente arraigado ao conhecimento do senso comum. E a quarta categoria aborda a trajetória da vida após a revelação evidenciando questões relacionadas à imagem corporal, mudança de vida, formas de enfrentá-la, suas relações de apoio e as atividades de outros profissionais no processo de revelação. Finalizando, o estudo possibilitou identificar a experiência do processo de revelação do diagnóstico e permitiu apreender, pela visão dos pacientes, que as diferentes maneiras de comunicar dos profissionais de saúde, sofrem influencias dos padrões culturais, sociais e educacionais, e foi vivida pelos informantes como uma experiência negativa.
Título em espanhol
El impacto de la revelación del diagnóstico de cáncer en la percepción de los pacientes.
Palavras-chave em espanhol
cáncer
cultura
diagnóstico
enfermería
relaciones profesional/paciente
revelación de la verdad
Resumo em espanhol
Este estudio tuvo el propósito de identificar la experiencia de un grupo de pacientes en relación a la revelación de su diagnóstico de cáncer. La investigación fue desarrollada segundo las propuestas de la Antropología interpretativa de Clifford Geertz y de la Antropología médica de Arthur Kleinman. Se trata de un estudio descriptivo y exploratorio a través del abordaje del método etnográfico utilizando la estrategia del estudio de caso. Los informantes que participaron del estudio fueron diez pacientes portadores de cáncer de la clínica hematológica, atendidos en el ambulatorio de oncología de una institución hospitalaria. Los datos fueron colectados por medio de encuestas previamente estructuradas y de observaciones participantes. A través del análisis de los datos fue posible identificar cuatro categorías: la trayectoria antes del descubrimiento del cáncer, la revelación del diagnóstico, los significados del cáncer y la trayectoria de la vida tras la revelación. La primera categoría aborda el trayecto vivido por los pacientes partiendo de la sospecha de la enfermedad por medio de señales y síntomas y las dificultades vividas en búsqueda por asistencia médica hasta la realización de exámenes diagnósticos. Esta etapa ha sido vivida con innumeras dudas, incertidumbres, miedo y cuestionamientos y considerada estresante y de gran desgaste emocional. La segunda categoría aborda el contexto y las características de la revelación. Esta etapa muestra que la revelación del diagnóstico ha ocurrido en consultorios médicos con duración media de 10 a 15 minutos, y la forma de revelar ha sido relatada por algunos como objetiva y directa y para otros contradictoria, omisa y evasiva. Las reacciones provocadas al saber del diagnóstico fueron sentidas por un estado de trastorno y un gran miedo de morir, pues para ellos el cáncer mata. La tercera categoría aborda los significados del cáncer a través de metáforas, estigmas y las explicaciones del surgimiento de la enfermedad evidenciando que el cáncer está fuertemente arraigado al conocimiento del raciocinio común. La cuarta categoría aborda la trayectoria de la vida tras la revelación evidenciando cuestiones relacionadas a la imagen corporal, cambio de vida, formas de enfrentarla, sus relaciones de apoyo y las actividades de otros profesionales en el proceso de revelación. Finalizando, el estudio posibilitó identificar la experiencia del proceso de revelación del diagnóstico y permitió aprehender, a través de la visión de los pacientes, que las diferentes maneras usadas por los profesionales de la salud para comunicarles el diagnóstico sufren influencias de los padrones culturales, sociales y educacionales, y ha sido vivida por los informantes como una experiencia negativa.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
SILVA_VCE.pdf (666.17 Kbytes)
Data de Publicação
2005-05-12
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.