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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.22.2007.tde-17102007-140804
Documento
Autor
Nome completo
Marcela Tonani
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2007
Orientador
Banca examinadora
Carvalho, Emilia Campos de (Presidente)
Bava, Maria do Carmo Gullaci Guimarães Caccia
Sawada, Namie Okino
Título em português
Risco de câncer e comportamentos preventivos: a persuasão como uma estratégia de intervenção
Palavras-chave em português
Comportamento de Redução do Risco
Comunicação persuasiva
Oncologia
Prevenção primária
Prevenção secundária
Resumo em português
O câncer configura-se como um problema de saúde pública e seu controle depende essencialmente de ações nas áreas da promoção da saúde, proteção específica e do diagnóstico precoce da doença. A efetividade das intervenções designadas para seu controle pode contar com o auxílio do processo de persuasão empregado. O presente estudo buscou avaliar o grau de risco para apresentação de câncer contemplando os fatores de risco pertinentes, bem como, avaliar a presença e as características da persuasão na comunicação para prevenção e detecção precoce de câncer. Trata-se de um estudo observacional, com caráter transversal, onde foram empregados dois instrumentos para o alcance dos objetivos; a população abordada foi de um bairro da cidade de Ribeirão Preto/SP. Constatou-se que os altos riscos foram para os cânceres de cólon/reto, cérvico e de endométrio; e moderados riscos para estes acrescidos de pulmão e mama. Quanto à persuasão, observou-se que houve o desencadeamento das informações acerca do câncer, no entanto estas não conseguiram manter-se efetivas por longos períodos; também não se identificou o reforço dessas informações. Portanto, diante do risco de câncer e dos comportamentos preventivos levantados, considera-se que a persuasão é uma estratégia útil para diminuição desses riscos e, de incentivo e manutenção de comportamentos preventivos; porém, ela deve conter todas as etapas do processo a fim de que não se perca a oportunidade de gerar comportamentos preventivos ou de detecção precoce.
Título em inglês
Cancer risk and preventive behaviors: persuasion as an intervention strategy
Palavras-chave em inglês
Medical Oncology
Persuasive communication
Primary prevention
Risk Reduction Behavior
Secondary prevention
Resumo em inglês
The cancer is configured as a problem of public health and its control depends essentially on action in the areas of the promotion of the health, specific protection and of the precocious diagnosis of the illness. The effectiveness of interventions assigned for its control can count with auxiliare of the process of persuasion employed. This study aims to evaluate the risk level of developing cancer, considering the pertinent risk factors, and the presence of persuasion and characteristics in the communication regarding cancer prevention and early detection. It is an observational study, conducted on 110 inhabitants of a neighborhood in the city of Ribeirao Preto, Sao Paulo, Brazil. It was confirmed there are high risks for colon/rectum, cervical, and endometrial cancer; and moderate risks for these and also lung and breast cancer. In terms of persuasion, it was observed that cancer information was spread but was not sustained for long periods. Moreover, there was no reinforcement. In view of cancer risk and the identified preventive behaviors, persuasion is considered a useful strategy to reduce these risks as well as to encourage and sustain preventive behaviors, however it must contain all the stages of these process for doesn't lose the chance to develope preventive behaviors or precocious detection.
 
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MarcelaTonani.pdf (719.02 Kbytes)
Data de Publicação
2007-10-22
 
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