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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.22.2024.tde-18072024-145435
Document
Auteur
Nom complet
Viviel Rodrigo José de Carvalho
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2024
Directeur
Jury
Gabriel, Carmen Silvia (Président)
Henriques, Sílvia Helena
Lima, Silvana Andrea Molina
Machado, Juliana Pereira
Titre en portugais
Avaliação do conhecimento sobre segurança do paciente para estudantes do nível superior de enfermagem
Mots-clés en portugais
Educação em enfermagem
Ensino superior
Segurança do paciente
Resumé en portugais
Introdução: A segurança do paciente tem sido uma preocupação constante no setor de saúde, com isso a Organização Mundial de Saúde, com objetivo de promover conscientização a respeito do tema, desenvolveu o Guia Curricular de Segurança do Paciente. Cursos de graduação da área da saúde, com destaque para a Enfermagem, podem desempenhar importante papel na promoção de conceitos e habilidades em seus estudantes a respeito do erro humano e da segurança do paciente. Estudos demonstram que, ao serem apresentados a esse tema, estudantes mostram-se encorajados e reconhecem a relevância do conteúdo para sua formação, além do impacto positivo na assistência prestada ao paciente. Objetivo: Avaliar o conhecimento sobre a segurança do paciente em estudantes do nível superior de enfermagem. Método: Estudo metodológico (Fase 1 e 2) e descritivo (Fase 3) com vistas a realizar a validação e aplicação de um instrumento sobre conhecimento acerca da segurança do paciente para estudantes do nível superior de enfermagem. Na Fase 1, foi realizado validação de face e conteúdo, sendo o material construído e disponibilizado para a avaliação dos juízes, onde a concordância da validade de face e conteúdo foi quantificada e acatadas todas as alterações. A fase 2, realizou-se a validação semântica, através de uma amostra composta por 23 estudantes do último ano de graduação em enfermagem de 2 instituições de ensino superior, uma localizada no Noroeste do Paraná e outra localizada no Sul de Minas Gerais. Na fase 3 foi realizado um estudo descritivo, quantitativo e transversal, do tipo Survey, definindo-se por conveniência, a partir de convite, uma amostra de 77 estudantes do nível superior de enfermagem, em um universo de 92 estudantes matriculados e que frequentavam o último ano do curso e estudantes de especializações na área da enfermagem, a fim de avaliar o conhecimento dos mesmos sobre segurança do paciente. Resultados: Observou-se que 9 das 10 questões do questionário, obtiveram acertos acima dos 70%, o que mostra um conhecimento satisfatório, por parte dos estudantes de nível superior da enfermagem em relação a Segurança do Paciente, embora não se tenha nenhuma questão com 100% de acertos. A questão 2, apresentou-se com a média de acertos e erros próximas, 49,76% de acertos e 46,76% de erros, apresentando ainda 3,46% de respondentes que não sabem opinar, em um tema que trata sobre "A influência do sistema e do efeito da complexidade nos cuidados ao paciente". Destaca-se também o resultado da questão 6, em relação a resposta "não sei", onde obteve-se o maior resultado nessa opção, com 5,20%, no tema "Usar métodos de melhoria da qualidade para melhorar os cuidados". Conclusão: obteve-se um instrumento validado semanticamente, que visa avaliar o conhecimento dos estudantes de nível superior de enfermagem, sobre o tema segurança do paciente e, a partir deste instrumento, foi possível mensurar o conhecimento desses estudantes, através do questionário aplicado. Visando trabalhos futuros, recomenda-se uma análise qualitativa do que os estudantes de nível superior de enfermagem, tem aprendido sobre segurança do paciente, melhorando o aprendizado e as práticas profissionais dos mesmos em relação ao assunto exposto.
Titre en anglais
Assessment of knowledge about patient safety for higher education nursing students
Mots-clés en anglais
Nursing education
Patient safety
University education
Resumé en anglais
Introduction: Patient safety has been a constant concern in the healthcare sector, so the World Health Organization, with the aim of promoting awareness on the topic, developed the Patient Safety Curriculum Guide. Undergraduate courses in the health sector, with emphasis on Nursing, can play an important role in promoting concepts and skills in their students regarding human error and patient safety. Studies show that, when introduced to this topic, students are encouraged and recognize the relevance of the content for their training, in addition to the positive impact on patient care. Objective: To evaluate knowledge about patient safety in higher education nursing students. Method: Methodological (Phase 1 and 2) and descriptive (Phase 3) study with a view to validating and applying an instrument on knowledge about patient safety for higher education nursing students. In Phase 1, face and content validation was carried out, with the material constructed and made available for evaluation by the judges, where the agreement of face and content validity was quantified and all changes were accepted. In phase 2, semantic validation was carried out, using a sample composed of 23 final-year undergraduate nursing students from 2 higher education institutions, one located in the Northwest of Paraná and the other located in the South of Minas Gerais. In phase 3, a descriptive, quantitative and cross-sectional study, of the Survey type, was carried out, defining for convenience, based on invitation, a sample of 77 higher education nursing students, out of a universe of 92 students enrolled and attending the final year of the course and students specializing in the field of nursing, in order to assess their knowledge of patient safety. Results: It was observed that 9 of the 10 questions in the questionnaire obtained answers above 70%, which shows satisfactory knowledge on the part of higher-level nursing students in relation to Patient Safety, although there is no issue with 100% correct. Question 2 presented an average number of hits and errors close to each other, 49.76% correct and 46.76% incorrect, with 3.46% of respondents not knowing how to give their opinion, on a topic that deals with "The influence of the system and the effect of complexity on patient care". Also noteworthy is the result of question 6, in relation to the answer "I don't know", where the highest result was obtained in this option, with 5.20%, in the theme "Using quality improvement methods to improve care". Conclusion: a semantically validated instrument was obtained, which aims to evaluate the knowledge of higher-level nursing students on the topic of patient safety and, using this instrument, it was possible to measure the knowledge of these students, through the applied questionnaire. Aiming for future work, a qualitative analysis of what higher-level nursing students have learned about patient safety is recommended, improving their learning and professional practices in relation to the subject exposed.
 
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Date de Publication
2024-07-19
 
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