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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.22.2011.tde-29082011-150211
Documento
Autor
Nombre completo
Roseli Broggi Gil
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2011
Director
Tribunal
Laus, Ana Maria (Presidente)
Chaves, Lucieli Dias Pedreschi
Haddad, Maria do Carmo Lourenço
Título en portugués
O processo de notificação da queixa técnica de material de consumo de uso hospitalar no contexto do gerenciamento de recursos materiais em um hospital universitário público
Palabras clave en portugués
Administração hospitalar
Economia e organizações de saúde
Enfermagem
Gestão em saúde
Recursos em saúde
Resumen en portugués
O gerenciamento de recursos materiais na área hospitalar tem assumido destaque principalmente com os avanços tecnológicos ocorridos nas últimas décadas. A incorporação de tecnologia sofisticada pode ser percebida pelo aumento da complexidade das práticas assistenciais e dos desafios que os gestores de instituições públicas e privadas enfrentam diante do aumento da oferta de produtos, que visam maior segurança aos pacientes e equipe de profissionais que lhes assistem, e do consumo dos materiais médico-hospitalares, com consequente elevação dos custos na prestação de serviços. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) tem como atribuição a regulamentação e regulação dos produtos para a área da saúde como forma de promover a vigilância em saúde e subsidiar as instituições quanto ao controle dos produtos na fase de pós-comercialização. Compete à Gerência de Risco Hospitalar o controle dos produtos das áreas de Tecnovigilância, Hemovigilância e Farmacovigilância. O objetivo desta pesquisa é analisar o processo de notificação da queixa técnica de material de consumo de uso hospitalar no contexto do gerenciamento de recursos materiais em um hospital universitário público, no período de 2007 a 2009. Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo, documental com abordagem quantitativa. Compreende a análise de 409 Impressos de Notificação, enviados para a Seção de Parecer Técnico, utilizados na instituição para formalizar o relato da ocorrência de queixa técnica. Destes, 260 preenchem os critérios de inclusão, constituindo-se na população investigada. As notificações analisadas estão agrupadas de acordo com sua finalidade, formando-se três grupos: material médico-hospitalar, material para higiene pessoal e material para uso no processo de esterilização. A construção do fluxograma do encaminhamento do Impresso de Notificação para material padronizado evidencia que a sequência de trabalho possibilita a caracterização da ação dos profissionais e das instâncias de decisão. No conjunto dos anos em análise, o mês de junho apresenta o maior número de notificações (36). Em relação à queixa técnica evidenciam-se os maiores índices no grupo de material médico-hospitalar. Os produtos identificados com maior frequência de notificação são representados pela luva cirúrgica, dispositivo de acesso venoso, equipo, seringa, papel toalha interfolha, fralda e embalagem para processo de esterilização. De acordo com a categoria de queixa técnica (embalagem, estrutura e aspecto alterado) destaca-se a presença das questões de estrutura nos três grupos de material. A participação da equipe de enfermagem é marcante, em especial a do profissional enfermeiro, totalizando 211 notificações; destas 69 enviadas pela Divisão de Centro Cirúrgico e 51 pela Divisão Materno Infantil. Em relação ao turno de trabalho, predomina o período diurno. Um dos objetivos do monitoramento das notificações de queixas técnicas é subsidiar informações para o sistema de Notificações em Vigilância Sanitária (NOTIVISA); sendo assim, foi possível a contribuição desta instituição com 20 notificações pertinentes à área de Tecnovigilância. Conclui-se que o Impresso de Notificação é uma ferramenta importante no gerenciamento de recursos materiais na área hospitalar. Através desse feedback é possível realizar o monitoramento da qualidade dos produtos na pós-comercialização, preservando a segurança para o paciente e equipe de saúde.
Título en inglés
The notification process of technical complaints about consumption material for hospital use in the context of material resources management in a public university hospital
Palabras clave en inglés
Economy and Health Care Organizations
Health Care material recourses
Health Care Management
Hospital Administration
Nurs
Resumen en inglés
The management of material resources in the nosocomial field has gained prominence mainly due to the technological advances that have occurred in recent decades. The incorporation of sophisticated technology can be perceived by the increase in the complexity of care practices and the challenges that the managers of public and private institutions face due to both the increase in the supply of products that aim at greater safety for the patients and the team of professionals who assist them, and the consumption of medical-nosocomial material, with a consequent increase in costs in the provision of services. The National Health Surveillance Agency (ANVISA) is in charge of the rules and regulation of products for the health care area to promote health surveillance and assist the institutions as to the control of the products in the after sales phase. The Hospital Risk Management is in charge of the control of products in the areas of Tecnovigilância, Haemovigilance and Pharmacovigilance. This research aims to analyze the notification process of technical complaints about consumption material for hospital use in the context of material resources management in a public university hospital, in the period from 2007 to 2009. This is a documentary retrospective descriptive study with a quantitative approach. The analysis comprises 409 Notification Forms sent to the Section on Technical Advice, used by the institution to formalize the report of technical complaint occurrences. Of these, 260 met the inclusion criteria, thus composing the investigated population. The notifications under analyzes have been categorized according to their purpose, forming three groups: medical and nosocomial material, material for personal hygiene and material for use in the sterilization process. The construction of a flow chart of Notification Forms Reference for standardized material shows that the work sequence enables the characterization of the actions of professionals and decision-makers. In all the years under review, the month of June presents the greatest number of notifications (36). In relation to the technical complaints this research reveals that the group of medical nosocomial products received the highest indices. The products identified with increased notification rates are surgical gloves, devices for venous access, hoses, syringes, interfolha paper towels, diapers and packaging for the sterilization process. According to the category of technical complaints (packaging, structure and altered appearance), structure stands out in all three groups. The participation of the nursing team is notable, especially the professional nurses, totaling 211 notifications, 69 of which sent by the Surgical Center Division and 51 by the Infant Maternal Division. In relation to work shift, the day shift prevails. One of the objectives of monitoring technical complaints notifications is to feed the Sanitary Surveillance Notification System (NOTIVISA) with information. Thus this institution contributed with 20 pertinent notifications to the area of Tecnovigilância. It is concluded that the Notification Form is an important tool in material resources management in the nosocomial area. Through this feedback it is possible to carry out the monitoring of the quality of the products after sale while preserving the safety for the patient and the health care team.
 
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RoseliBroggiGil.pdf (1.86 Mbytes)
Fecha de Publicación
2011-09-21
 
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