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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.22.2019.tde-03062019-163720
Documento
Autor
Nome completo
Priscila Alvarenga Teles
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2019
Orientador
Banca examinadora
Panobianco, Marislei Sanches (Presidente)
Galvao, Cristina Maria
Gozzo, Thais de Oliveira
Kalinke, Luciana Puchalski
Título em português
Atuação do enfermeiro na reabilitação do paciente oncológico: revisão integrativa
Palavras-chave em português
Enfermagem em Reabilitação
Neoplasias
Papel do Profissional de Enfermagem
Pesquisa de Reabilitação
Reabilitação
Resumo em português
Objetivo: avaliar as evidências disponíveis na literatura sobre a atuação do enfermeiro na reabilitação do paciente oncológico. Método: trata-se de uma revisão integrativa seguindo as seguintes etapas: identificação do problema, busca na literatura, extração de dados dos estudos primários, avaliação dos estudos primários e apresentação da revisão integrativa. A busca dos estudos primários foi realizada nas bases de dados CINAHL, LILACS e PubMed publicados no período de 30 de junho de 2008 a 30 de junho de 2018. Resultados: a amostra foi composta de 32 estudos primários, agrupados em três categorias: (1) ações interacionais (n=8); (2) ações educacionais (n=10); e (3) ações assistenciais (n=14) do enfermeiro na reabilitação oncológica. Na categoria 1, os principais temas investigados foram comunicação, apoio espiritual e psicológico. Na categoria 2, apurou-se orientações prestadas ao paciente e elaboração de estratégias de ensino. Já na categoria 3, atenção domiciliar, processo de enfermagem, procedimentos técnicos e práticas alternativas foram os principais temas abordados. Constatouse que o enfermeiro inserido na reabilitação oncológica deve utilizar do diálogo e da escuta como recursos para atingir suas ações interacionais, e que suas habilidades permitem um relacionamento paciente-enfermeiro eficaz e terapêutico, resultando em uma melhor assistência biopsicossocial e espiritual. Além disso, suas ações educacionais mostraram-se importantes ao paciente no sentido de motivá-lo a ser responsável por seu cuidado, o que o auxiliará no enfrentamento de problemas e no alcance de sua autonomia. Já suas ações assistenciais se voltaram à promoção da saúde em todos os aspectos e pautaram-se na sistematização da assistência, que lhe proporciona recursos científicos e humanos; demonstraram, ainda, a importância da inserção das práticas alternativas no cuidado do paciente oncológico. Conclusão: todas as evidências forneceram subsídios para que o enfermeiro pudesse compreender sua atuação na reabilitação oncológica. A diversidade e complexidade do seu papel neste cenário demonstra claramente que suas ações são fundamentais, pois abordam todos os comprometimentos biopsicossociais impostos ao cliente pela doença, promovendo uma assistência de enfermagem individualizada, humanizada e holística
Título em inglês
The nurse's performance in the rehabilitation of the cancer patient: integrative review
Palavras-chave em inglês
Neoplasms
Nurse's Role
Rehabilitation
Rehabilitation Nursing
Rehabilitation Research
Resumo em inglês
Objective: to evaluate the available evidences in the literature about the nurse's performance in the rehabilitation of the cancer patient. Method: it is an integrative review following the following steps: identification of the problem, research in the literature, extraction of data from the primary studies, evaluation of the primary studies and presentation of the integrative review. The search of the primary studies was performed in the databases CINAHL, LILACS and PubMed published in the period from June 30, 2008 to June 30, 2018. Results: the sample consisted of 32 primary studies, grouped into three categories: (1) interactional actions (n = 8); (2) educational actions (n = 10); and (3) care actions (n = 14) of the nurse in cancer rehabilitation. In category 1, the main subjects investigated were communication, spiritual and psychological support. In category 2, guidelines were found and given to the patient and elaboration of teaching strategies. In category 3, home care, nursing process, technical procedures and alternative practices were the main topics addressed. It was verified that the nurse involved in cancer rehabilitation should use dialogue and listening as resources to achieve his interactional actions, and that his skills allow an effective and therapeutic patient-nurse relationship, resulting in a better biopsychosocial and spiritual care. In addition, his educational actions have been proved important to the patient in order to motivate him to be responsible for his own care, which will help him in facing problems and reaching his autonomy. His care actions turned to health promotion in all aspects and were based on the systematization of care, which provides him scientific and human resources; they also demonstrated the importance of the insertion of alternative practices in the care of the cancer patient. Conclusion: all the evidences provided support to the nurse to understand his performance in cancer rehabilitation. The diversity and complexity of his role in this context clearly demonstrates that his actions are fundamental, as they address all the biopsychosocial commitments imposed on the client by the disease, promoting an individualized, humanized and holistic nursing care
 
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Data de Publicação
2019-06-11
 
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