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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.22.2017.tde-04052017-193925
Documento
Autor
Nome completo
Marisa Rufino Ferreira Luizari
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2016
Orientador
Banca examinadora
Fonseca, Luciana Mara Monti (Presidente)
Dias, Danielle Monteiro Vilela
Goes, Fernanda dos Santos Nogueira de
Leite, Adriana Moraes
Ribeiro, Laiane Medeiros
Título em português
Avaliação clínica de enfermagem na termoregulação do recém-nascido pré-termo: do desenvolvimento ao uso de tecnologia educacional digital
Palavras-chave em português
Educação em enfermagem
Enfermagem neonatal
Regulação da temperatura corporal
Simulação por computador
Tecnologia educacional
Resumo em português
As tecnologias, fortemente representadas pelos serious games na atualidade, têm ressignificado o processo de ensino-aprendizagem em saúde e enfermagem, contribuindo para o ensino participativo e mediando a aprendizagem não só de estudantes, mas também de profissionais e pacientes. Este estudo consistiu em pesquisa metodológica quanto ao desenvolvimento, baseado na técnica do design participativo, de um jogo educativo denominado e-Baby: avaliação clínica da termorregulação no recém-nascido pré-termo, bem como em um quase-experimento do tipo pré e pós-teste, ao avaliar o nível de aprendizado obtido pelos participantes antes e após uma intervenção, a qual consistiu em um curso semipresencial de 30 horas abordando o tema 'termorregulação do recém-nascido prematuro' em associação com o jogo desenvolvido, que foi disponibilizado online durante todo o decorrer da atividade de educação permanente. Ao se compararem as médias do pós-teste e as do pré-teste (teste não paramétrico de Wilcoxon), verificou-se aprendizagem significativa pelos participantes (p = 0,0001). O jogo e-Baby voltado à avaliação clínica da termorregulação do recém-nascido pré-termo mostrou-se eficaz como instrumento de intervenção no processo de ensino-aprendizagem, despertando interesse e motivação em seus usuários
Título em inglês
Nursing clinical assessment of thermoregulation of preterm neonates: from development to use of digital educational technology
Palavras-chave em inglês
Body temperature regulation
Computer simulation
Educational technology
Neonatal nursing
Nursing education
Resumo em inglês
Information technology, today remarkably exemplified in serious games, has transformed the teaching-learning process in health and nursing, helping promote participative education and mediating the learning of students, professionals and patients. This study comprised a methodological investigation on the development, based on participative design, of the serious game e-Baby: Clinical Evaluation of Thermoregulation in the Preterm Neonate. A quasi-experimental pre- and post-test study assessed the level of learning available before and achieved after an intervention consisting of a combined on-site/on-line 30-hour refresher course on the topic of thermoregulation in preterm neonates, during which the game was made available online. Comparison between mean scores of post- and pre-assessments (Wilcoxon's non-parametric test) revealed significant learning gains (p = 0.0001). The e-Baby serious game for clinically assessing thermoregulation of preterm neonates proved effective as an intervention instrument in the teaching-learning process, sparking the interest and motivation of its users
 
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Data de Publicação
2017-07-25
 
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