• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.22.2002.tde-21022003-171621
Document
Auteur
Nom complet
Liliane Parreira Tannús Gontijo
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2002
Directeur
Jury
Almeida, Maria Cecilia Puntel de (Président)
Mishima, Silvana Martins
Pinto, Vitor Gomes
Titre en portugais
A saúde bucal e coletiva na visão do estudante de odontologia: estudo de uma experiência.
Mots-clés en portugais
ensino odontológico
Saúde bucal coletiva
saúde da família
Resumé en portugais
Estudo descritivo sobre a contribuição do Projeto Saúde Bucal Coletiva na formação do estudante do Curso de Odontologia, do Centro Universitário do Triângulo - UNIT, em Uberlândia, Minas Gerais, para atuação em saúde bucal de alcance coletivo, sob a perspectiva dos princípios do Sistema Único de Saúde, da promoção em saúde e da atenção em saúde da família. O Projeto fundamenta-se no fato de que saúde e doença são determinados por fatores sociais, econômicos e culturais e também influenciados por serviços odontológicos e por medidas efetivas de saúde coletiva, sendo essencial a implementação de políticas públicas saudáveis, tanto em nível local como as macroestruturais. Quanto às concepções da saúde bucal coletiva no ensino da odontologia baseia-se em três autores consagrados da literatura nacional. Através da aplicação de dois questionários, estuda o perfil social do aluno e a abrangência do Projeto, na visão do estudante de odontologia, possibilitando a caracterização do mesmo, em seus aspectos pedagógicos e operacionais, suas potencialidades e limitações. Os resultados demonstraram que o Projeto insere o estudante de odontologia, oriundos, em sua maioria, de classes sociais de maior poder aquisitivo, em uma realidade econômica, social e cultural muito diferente da que vivenciam, possibilitando o contato com uma vertente do mercado de trabalho, sensibilizando-os para esta realidade estranha. Constitui-se nos primeiros contatos efetivos e práticos com aspectos da saúde bucal coletiva e a sociologia. Contudo, mesmo o Projeto buscando demonstrar o avanço da epidemiologia e da cariologia e novas tendências no agir do processo saúde e doença bucal, definindo um programa de prevenção que se propõe a redimensionar o modelo odontológico tradicional, não seduz totalmente o estudante como o faz a atenção clínica curativa, mas cria um espaço no processo de ensino aprendizagem de reflexão crítica sobre a odontologia e permite a atuação dos estudantes em saúde bucal coletiva com populações discriminadas e carentes.
Titre en anglais
The collective buccal health from the point of view student of dentistry: research study.
Mots-clés en anglais
collective buccal health
family health
odontological teaching
Resumé en anglais
Descriptive study of the way in which the Collective Buccal Health Project contributes in training the student taking the (Dentistry Course) at UNIT (Centro Universitário do Triângulo), in Uberlândia, M.G. Brazil, to work in buccal health at a collective level, guided by the principle of the One Way Health System, for health promoting itself and attention to family. The Project is based on the fact that health and sickness are caused by social, economic and cultural factors; and also influenced by dental services and by effective collective health measures. The implantation of healthy public polices being essencial, in both local and macrostructural levels. As to collective buccal health conceptions taught in dentistry, these are based on three outstanding authors in Brazilian literature. It takes into consideration the scope of the Project as seen by dental student, using two questionnaires permitting the caracterization of the Project in its pedagogic and operational aspects, its potencial and limitations delineating the social profile of the student. The results demonstrated that the Projet includes the student, who, in most cases, comes from wealthier social classes, in an economical, social and cultural reality very different from that to which they were accustomed- permitting contact with a section of the work force. Making them more aware of this strange reality. It is achieved in the first effective and practical contacts with aspects of collective buccal health and sociology. Even though the Project tries to demonstrate the advance of epidemiology and treatment of caries and new tendencies for acting in the health and buccal sicknesses process, specifying a prevention program being able to propose changes in the traditional odontologic model, it does not stimulate the student, like private clinical practice. Notwithstanding, it creates space in collective buccal health among discriminated and needy populations.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Dissertacao.pdf (2.77 Mbytes)
Date de Publication
2003-03-24
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2020. Tous droits réservés.