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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.22.2024.tde-22052024-113928
Documento
Autor
Nome completo
Fabio Muniz de Holanda Cavalcante
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2024
Orientador
Banca examinadora
Palha, Pedro Fredemir (Presidente)
Protti-zanatta, Simone Teresinha
Sicsu, Amelia Nunes
Weiller, Teresinha Heck
Título em português
Transferência do tratamento diretamente observado da tuberculose na atenção primária à saúde: a realidade de municípios dos estados do Amazonas e São Paulo
Palavras-chave em português
Avaliação de processos em cuidados de saúde
Transferência de política
Tuberculose
Resumo em português
Introdução: O Brasil está entre os 30 países com maior carga de TB e ocupa a 20ª posição quanto a carga da doença. Em 2021, foram registrados 74.385 casos novos, com incidência de 34,9 casos por 100 mil habitantes e coeficiente de mortalidade no país foi de 2,38 casos por 100 mil habitantes. O estado do Amazonas apresentou a maior incidência de TB em 2021, com 71,3 casos novos por 100 mil habitantes, e coeficiente de mortalidade de 4 mortes por 100 mil habitantes. O estado de São Paulo apresentou incidência de 33,8 casos por 100 mil habitantes, e coeficiente de mortalidade de 1,9 por 100 mil habitantes em 2021. Dentre os componentes do Directly Observed Treatment Short-Course (DOTS), evidencia-se a supervisão do tratamento por meio do Tratamento Diretamente Observado (TDO), que até hoje permeia as políticas globais de controle da TB, além de ser entendido como uma ferramenta importante que auxilia na melhora da adesão da pessoa com TB ao recurso terapêutico e, consequentemente, no alcance das metas estabelecidas para o controle da doença. Objetivo Geral: Avaliar a Transferência de Políticas (TP) do TDO para atenção primária à saúde em municípios dos estados do Amazonas e São Paulo. Objetivo Específicos: Analisar os profissionais envolvidos com a TP do TDO por meio das variáveis de sexo, idade, categoria profissional e tempo de atuação profissional; analisar o desempenho dos indicadores da TP do TDO que obtiveram escores regulares, por meio dos domínios relacionados às ações da gestão, ações das equipes de saúde, recursos para o desenvolvimento do TDO, conhecimento e incorporação das diretrizes do TDO, percepção sobre o TDO e sua contribuição na assistência e promoção da saúde, prática do TDO e percepção sobre estratégias para melhorar o TDO. Materiais e Método: Estudo transversal, retrospectivo e avaliativo. Utilizou-se o banco de dados do grupo de pesquisa, o qual contou com a participação de 236 profissionais de saúde de municípios pertencentes aos estados do Amazonas (138) e de São Paulo (98). O banco de dados foi formado a partir da aplicação do instrumento: Avaliação da Transferência de Políticas - Inovação, Informação e Conhecimento em TB (ATP- IINFOC-TB), composto por 39 itens que avaliam a TP do TDO segundo a perspectiva dos profissionais de saúde. Foi utilizado um modelo de análise que distribuiu os itens do instrumento em sete domínios de análise fundamentados no referencial da TP. Os dados foram analisados por meio de distribuição de frequências absoluta e relativa. Para a análise dos domínios de TP do TDO para a atenção primária à saúde, foram criados indicadores que corresponderam ao somatório dos escores das categorias das respostas dos profissionais de saúde (de 1 a 5), dividido pelo número total de respondentes para obtenção de um valor médio, o qual foi apresentado em box plots com respectivos intervalos de confiança 95%. Resultados: A maioria dos participantes do Amazonas (79,7%) eram do sexo feminino, 70,3% tinham idade entre 22 e 40 anos, 34,1% eram enfermeiros e 34,1% eram agentes comunitários de saúde, e 56,5% apresentavam de um a cinco anos de atuação. Em São Paulo, 94,9% dos participantes eram do sexo feminino, 71,2% tinham idade entre 31 e 50 anos, 71,4% eram enfermeiros e 73,4% tinham de um a dez anos de atuação. Dos 7 domínios do estudo, 5 deles apresentaram variáveis com desempenho regular em ambos os Estados. Ações da gestão: Oferta frequente de capacitações sobre o TDO; Oferta frequente de treinamentos sobre o TDO aos profissionais recém-contratados; Integração/Interação com a equipe; Utilização pela equipe de recursos comunitários para apoiar a adesão ao TDO; Ações da equipe de saúde: Unidade de saúde possui estratégias para promoção da adesão da pessoa com TB ao TDO; Recursos para o desenvolvimento do TDO: Infraestrutura adequada para assistência à pessoa com TB em TDO; Prática do TDO: Planejamento do cuidado para a pessoa com TB em TDO; Participação da pessoa com TB no plano de cuidado; Autonomia da pessoa com TB para realizar o TDO; Percepção sobre estratégias para melhorar o TDO: Desenvolvimento de ações intersetoriais para adesão ao TDO; Criação de novas estratégias relacionadas ao TDO. Conclusões: O estudo evidenciou que embora os municípios apresentem singularidades diferenciadas em relação ao pertencimento regional, indicadores socioeconômicos, de acesso geográfico, culturais, sociais e de outros indicadores que avaliam o índice de desenvolvimento humano municipal, os municípios apresentaram desempenho similares do ponto de vista da TP do TDO. Essa avaliação permite concluir que a TP do TDO precisa ser considerada prioritária e revisitada pelos gestores locais na sua aplicabilidade junto aos sistemas locais, de modo que ela possa ser considerada como centralidade para as discussões e implementação das políticas de atenção aos usuários adoecidos por TB.
Título em inglês
Transfer of directly observed treatment of tuberculosis in primary health care: the reality of municipalities in the states of Amazonas and São Paulo
Palavras-chave em inglês
Health care
Health policies
Process assessment
Tuberculosis
Resumo em inglês
Introduction: Brazil is among the 30 countries with the highest burden of Tuberculosis (TB) and ranks 20th in terms of disease burden. In 2021, 74,385 new cases were recorded, with an incidence of 34.9 cases per 100,000 inhabitants. In the same year, the country's mortality rate was 2.38 cases per 100,000 inhabitants. Amazonas, in the north of the country, had the highest incidence of TB in 2021, with 71.3 new cases per 100,000 inhabitants, and a mortality coefficient of 4 deaths per 100,000 inhabitants. In the southeast, São Paulo had an incidence of 33.8 cases per 100,000 inhabitants and a mortality rate of 1.9 per 100,000 inhabitants in 2021. Among the components of the Directly Observed Treatment Short-Course (DOTS), we highlight the supervision of treatment through Directly Observed Treatment (DOT), which to this day permeates global TB control policies, as well as being understood as an important tool that helps to improve the adherence of people with TB to the therapeutic resource and, consequently, the achievement of the goals established for the control of the disease. General Objective: To evaluate the Policy Transfer (PT) of Directly Observed Treatment (DOT) for primary health care in municipalities in the states of Amazonas and São Paulo. Specific Objectives: To analyze the professionals involved in the PT of DOT using the variables such as gender, age, professional category and length of professional experience; to analyze the indicators of the PT of DOT that obtained regular scores, through the domains related to management actions, health team actions, resources for the development of DOT, knowledge and incorporation of DOT guidelines, perception of DOT and its contribution to health care and promotion, practice of DOT and perception of strategies to improve the DOT. Materials and Methods: This is a cross-sectional, retrospective, and evaluative study. This study used the research group's database, which included 236 health professionals from municipalities in the Brazilian states of Amazonas (138) and São Paulo (98). The database was assembled by applying the instrument: Evaluation of Policy Transfer - Innovation, Information and Knowledge in TB (ATP- IINFOC-TB), composed by 39 items that evaluate the PT of the DOT according to the perspective of health professionals. An analysis model was used which distributed the items of the instrument into 7 analysis domains. Each domain corresponded to a set of actions related to the maintenance and expansion of DOT. The data was analyzed using absolute and relative frequency distribution. To analyze the domains of PT of DOT to Primary Health Care, indicators were created that corresponded the total of the scores from the categories of responses of the health professionals (from 1 to 5), divided by the total number of respondents to obtain an average value, which were presented in box plots with respective 95% confidence intervals. Results: Most of participants of Amazonas (79.7%) were female, 70.3% were aged between 22 and 40, 34.1% were nurses and 34.1% were community health workers, and 56.5% had been working for between 1 and 5 years. In São Paulo, 94.9% of the participants were female, 71.2% were aged between 31 and 50, 71.4% were nurses and 73.4% had been working for between 1 and 10 years. Of the 7 domains in the study, 5 showed variables with regular performance in both states. Management Actions: Frequent provision of training on DOT; Frequent provision of training on DOT for newly hired professionals; Integration/interaction with the team; Use by the team of community resources to support adherence to DOT; Health Team's Actions: Health unit had strategies to promote adherence to DOT for people with TB; Resources for the Development of DOT: Adequate infrastructure for assisting people with TB on DOT; DOT Practice: Care planning for the person with TB on DOT; Participation of the person with TB in the care plan; Autonomy of the person with TB to perform DOT; Perception of Strategies to Improve DOT: Development of intersectoral actions for adherence for DOT; Creation of new strategies related to DOT. Conclusions: The study demonstrated that although the municipalities have different singularities in terms of regional belonging, socio-economic indicators, geographical access, cultural, social, and other indicators that assess the municipal human development index, the municipalities showed similar performance from the perspective of DOT. This assessment leads a conclusion that the PT of TDO needs to be considered as a priority and revisited by local managers in its applicability to local systems, so that it can be considered central to discussions and implementation of care policies for users with TB.
 
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Data de Publicação
2024-07-05
 
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