• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.23.2001.tde-19082003-205301
Documento
Autor
Nombre completo
Érico de Mello Lemos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2001
Director
Tribunal
Aun, Carlos Eduardo (Presidente)
Machado, Manoel Eduardo de Lima
Murgel, Carlos Alberto Ferreira
Título en portugués
"Desenvolvimento de aplicativo computacional, valendo-se da hipermídia como recurso de ensino-aprendizagem em endodontia"
Palabras clave en portugués
Endodontia
Ensino-aprendizagem
Tecnologia educacional
Resumen en portugués
O material educativo (parcialmente composto pela configuração interna dental e cirurgia de acesso endodôntico), bem como o tema para o exercício escolhido, utilizados neste aplicativo, são de caráter experimental. Para sua produção, todas as modalidades audiovisuais normalmente utilizadas no ensino tradicional pela Disciplina de Endodontia foram parcialmente digitalizadas e processadas, o que possibilitou a exploração das potencialidades da tecnologia hipermídia. Os recursos pedagógicos dessa ferramenta permitiram instrumentalizar o corpo discente para uma exploração ativa do tema e exclusivamente centrada no aluno. O objetivo deste trabalho constituiu-se no desenvolvimento de aplicativo computacional, valendo-se da hipermídia como recurso de ensino-aprendizagem em Endodontia, de modo a: • Permitir uma exploração interdisciplinar do tema e de recursos audiovisuais; • Possibilitar uma navegação não-linear e interativa das informações, com características motivadoras de aprendizagem, baseadas em buscas e associações e veiculadas em diferentes mídias. Alunos e Professores da Disciplina de Endodontia compuseram o público alvo. A sala de aula é o ambiente ideal para utilização deste aplicativo. Conquanto o aplicativo computacional possa residir nos laboratórios de informática, nas bibliotecas, em CD-ROM; possa ser acessado em ambiente restrito ou em rede local (Intranet) e sua aplicação no grupo de alunos não seja descartada, a exploração mais indicada é a individual.
Título en inglés
Multimedia application development, using an hypermedia device by teaching-learning process in endodontics
Palabras clave en inglés
Education technology
Endodontic
Teaching-learning
Resumen en inglés
The educative material (containing, partially, dental internal configuration and endodontic access), and the choice about the exercise theme used in this device are experimental. To produce it, all the audiovisual devices usually used traditionally by the Endodontic Discipline were partially digitalized and processed. It allowed hypermedia technology potential exploration. This teaching devices allowed the theme active exploration by the students. The aim of this study was a multimedia application development using an hypermedia device by teaching-learning process in endodontics, to: • allows an interdisciplinary exploration about the theme and the audiovisual devices; • to make possible the non-linear and interactive navigation of the informations, with learning motivated characteristics, based in searches and associations, and transmitted in different medias. The Endodontics Students and Professors (Dentistry Faculty - Endodontics Discipline) were the aim public. The classroom is the ideal environment to use this device. Even if this device can stay in computer laboratories, libraries, CD-ROMs; could be accessed by a restricted environment or by a local net (Intranet), the advice is to an individual navigation.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
DissertEML.pdf (2.22 Mbytes)
Fecha de Publicación
2004-03-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.