• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.23.2001.tde-19082003-205301
Document
Auteur
Nom complet
Érico de Mello Lemos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2001
Directeur
Jury
Aun, Carlos Eduardo (Président)
Machado, Manoel Eduardo de Lima
Murgel, Carlos Alberto Ferreira
Titre en portugais
"Desenvolvimento de aplicativo computacional, valendo-se da hipermídia como recurso de ensino-aprendizagem em endodontia"
Mots-clés en portugais
Endodontia
Ensino-aprendizagem
Tecnologia educacional
Resumé en portugais
O material educativo (parcialmente composto pela configuração interna dental e cirurgia de acesso endodôntico), bem como o tema para o exercício escolhido, utilizados neste aplicativo, são de caráter experimental. Para sua produção, todas as modalidades audiovisuais normalmente utilizadas no ensino tradicional pela Disciplina de Endodontia foram parcialmente digitalizadas e processadas, o que possibilitou a exploração das potencialidades da tecnologia hipermídia. Os recursos pedagógicos dessa ferramenta permitiram instrumentalizar o corpo discente para uma exploração ativa do tema e exclusivamente centrada no aluno. O objetivo deste trabalho constituiu-se no desenvolvimento de aplicativo computacional, valendo-se da hipermídia como recurso de ensino-aprendizagem em Endodontia, de modo a: • Permitir uma exploração interdisciplinar do tema e de recursos audiovisuais; • Possibilitar uma navegação não-linear e interativa das informações, com características motivadoras de aprendizagem, baseadas em buscas e associações e veiculadas em diferentes mídias. Alunos e Professores da Disciplina de Endodontia compuseram o público alvo. A sala de aula é o ambiente ideal para utilização deste aplicativo. Conquanto o aplicativo computacional possa residir nos laboratórios de informática, nas bibliotecas, em CD-ROM; possa ser acessado em ambiente restrito ou em rede local (Intranet) e sua aplicação no grupo de alunos não seja descartada, a exploração mais indicada é a individual.
Titre en anglais
Multimedia application development, using an hypermedia device by teaching-learning process in endodontics
Mots-clés en anglais
Education technology
Endodontic
Teaching-learning
Resumé en anglais
The educative material (containing, partially, dental internal configuration and endodontic access), and the choice about the exercise theme used in this device are experimental. To produce it, all the audiovisual devices usually used traditionally by the Endodontic Discipline were partially digitalized and processed. It allowed hypermedia technology potential exploration. This teaching devices allowed the theme active exploration by the students. The aim of this study was a multimedia application development using an hypermedia device by teaching-learning process in endodontics, to: • allows an interdisciplinary exploration about the theme and the audiovisual devices; • to make possible the non-linear and interactive navigation of the informations, with learning motivated characteristics, based in searches and associations, and transmitted in different medias. The Endodontics Students and Professors (Dentistry Faculty - Endodontics Discipline) were the aim public. The classroom is the ideal environment to use this device. Even if this device can stay in computer laboratories, libraries, CD-ROMs; could be accessed by a restricted environment or by a local net (Intranet), the advice is to an individual navigation.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
DissertEML.pdf (2.22 Mbytes)
Date de Publication
2004-03-10
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.