• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.23.2010.tde-22122010-145536
Documento
Autor
Nome completo
Ana Paula Candido dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Lemos Júnior, Celso Augusto (Presidente)
Pinto Júnior, Décio dos Santos
Vargas, Pablo Agustin
Título em português
Análise comparativa da punção aspirativa por agulha fina (PAAF) em relação a biópsia em cavidade oral e região de cabeça e pescoço
Palavras-chave em português
Biópsia por agulha fina
Diagnóstico citológico
PAAF
Resumo em português
O presente estudo teve como objetivos avaliar a sensibilidade, a especificidade e a acurácia da Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF) em nódulos submucosos da cavidade bucal e da região de cabeça e pescoço como ferramenta auxiliar de diagnóstico. Foram selecionados 50 pacientes consecutivamente que procuraram a Clínica da Disciplina de Estomatologia Clínica da FOUSP, portadores de lesões em boca e em região de cabeça e pescoço. O material obtido pela PAAF foi enviado a um mesmo patologista apenas com o diagnóstico clínico e após a emissão do laudo da PAAF o laudo do anátomo patológico era emitido servindo como padrão ouro. Após os cálculos, o resultado da sensibilidade foi de 75%, a especificidade foi de 96%, a acurácia foi de 58,8%, o valor preditivo positivo foi de 86% e o valor preditivo negativo foi de 93%. A significância foi estabelecida para 5% e o teste usado foi o teste de Kappa com valor de P<0,001 e um teste qui-quadrado, com valor de P=0,788. Pela análise dos resultados a PAAF teve uma alta sensibilidade para identificar lesões malignas, uma alta especificidade para identificar lesões benignas e uma baixa acurácia para se obter um diagnóstico definitivo.
Título em inglês
Comparative analysis of Fine Needle Aspiration Biopsy (FNAB) versus biopsy in oral cavity and head and neck region
Palavras-chave em inglês
Cytological diagnostic
Fine needle biopsy
FNAB
Resumo em inglês
The objectives of this present study are to evaluate the sensitivity, specificity and accuracy of Fine Needle Aspiration Biopsy (FNAB) in submucous nodules of oral cavity and nodules of head and neck region as an auxiliary tool of diagnoses. 50 patients that looked for the Clinic of the Discipline of Oral Stomatology of FOUSP were consecutively selected, carrying lesions in the oral cavity and the head and neck region. The material obtained by FNA was sent to only one pathologist with the clinical diagnosis and after the emission of FNAB report the biopsy report was emitted serving as the gold standard. After the calculation, the results of sensibility was 75%, the specificity was 96%, the accuracy was 58,8%, the positive predict value was 86% and the negative predict value was 93%. The significance was established for 5% and the tests used was Kappa with P<0,001 and a Chi-square with a P value of 0,778.With the results analysis the FNAB had a high sensibility to identify malignant lesions, a high specificity to identify benign lesions and a low accuracy to obtain final diagnoses.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2011-04-08
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.