• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.23.2001.tde-23042007-155640
Documento
Autor
Nome completo
Luciana Corrêa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2001
Orientador
Banca examinadora
Sousa, Suzana Cantanhede Orsini Machado de (Presidente)
Araujo, Ney Soares de
Dantas, Carlos Alberto Barbosa
Ferreira, Sueli Mara Soares Pinto
Novelli, Moacyr Domingos
Título em português
Análise da Mudança de Paradigma do Ensino de Graduação em Patologia na Odontologia: Proposta de Ensino-Aprendizado a Distância Via Internet
Palavras-chave em português
Cirurgia bucal
Educação a distância
Internet
Odontologia
Patologia geral-educação a distância
Resumo em português
O ensino a distância é uma modalidade recente de ensino-aprendizado, envolvendo tecnologias modernas de informação, dentre elas a Internet. Na área médico-odontológica, o ensino a distância tem sido empregado principalmente para cursos de educação continuada e de pós-graduação, cujos resultados acerca da relação custo/benefício e de graus de eficiência ainda estão para serem delineados. Para a graduação, existem poucos relatos citados na literatura referentes à aplicação do ensino a distância juntamente com a Internet. O objetivo deste trabalho foi analisar o efeito que a mudança de paradigma de ensino acarretou sobre os alunos dos cursos diurno e noturno do primeiro semestre de 2000, ao se aplicarem ?sites? de Patologia Geral e Patologia Bucal juntamente com o ensino presencial. Dentro dessa análise, priorizou-se a reflexão acerca do potencial interdisciplinar fornecido pela tecnologia dos hipertextos e seu efeito sobre o corpo discente e docente, bem como o estabelecimento de um protocolo de produção de material didático ?on line?. Para tanto, foram criados bancos de dados digitais para as duas disciplinas, os quais serviram como fonte de informações para a estruturação de três ?sites?: um relacionado à Patologia Bucal e dois à Patologia Geral. Esses ?sites? foram aplicados para os graduandos do primeiro semestre de 2000 que estavam cursando as disciplinas de Patologia Geral e Bucal, bem como para alunos de graduação de várias instituições de Odontologia do País, participantes do curso de introdução à técnica cirúrgica ministrado no XXV Congresso Universitário Brasileiro de Odontologia. Os resultados da aplicação dos ?sites? indicaram que os alunos estão aptos a utilizar a Internet como ferramenta de estudo e aprovaram a iniciativa de implementação de um ensino misto (presencial e não-presencial); contudo, ainda mostram-se reticentes quanto ao estudo por intermédio de uma linguagem baseada em hipertexto, o que denota serem alunos ainda em transição quanto a essa nova modalidade de comunicação. Foram detectadas ainda falhas de infra-estrutura tecnológica na instituição, bem como um descompasso entre as aulas presenciais e não-presenciais. Concluiu-se que é viável a mudança de paradigma do ensino atual na Odontologia, considerando-se o preparo e a receptividade dos alunos para essa mudança; contudo, certas modificações por parte da instituição e do corpo docente deverão ser feitas, principalmente no que concerne à infraestrutura tecnológica, ao plano curricular e às estratégias pedagógicas que visam interdisciplinaridade.
Título em inglês
Change of undergraduation teaching model applied to patology in dentistry: propose of distance teaching learning using the internet
Palavras-chave em inglês
Dentistry-E-learning
E-learning
Internet
Oral pathology
Oral surgery
Resumo em inglês
Distance learning is a new modality of teaching-learning model, which involves modern information technologies, such as the Internet. In dental and medical areas, distance learning has been used especially to continuing education and graduation courses. The results of costs/benefits and efficiency produced by these courses are not established yet. In the undergraduation courses, scientific papers related to distance learning and Internet are rare. The purpose of this study was to analyse the effect of a new teaching-learning model upon students of day and night courses, during the year of 2000 (2nd semester) using General Pathology and Oral Pathology Internet sites. In this analysis the interdisciplinary potential of hypertext technology was focused, as well as the establishment of a protocol of online didactic material production. Digital databases were performed, which were used to create three Internet sites: one of Oral Pathology and two of General Pathology. These sites were applied to undergraduate students enrolled at Oral Pathology and General Pathology disciplines of the Dental School of the University of Sao Paulo, as well as to the dental students of whole Brazil enrolled at introduction to surgical technique course, ministered during the XXV Dental Brazilian University Meeting. The results of this application indicated that the students are prepared to use the Internet as a learning tool. They approved this experiment, which involved presence and nonpresence teaching models. Nevertheless, the students showed difficulties in manipulating the hypertext documents, what indicates that they are in transition between linear and non-linear learning resources. Fails in the technological infrastructure and in the curricular skills were also detected. It was concluded that the change of dental learning-teaching model is viable, considering the performance of the dental students. However, modifications in the institution and the teacher?s behavior are necessary, especially regarding the technological infrastructure, curricular skills and pedagogical models dedicated to interdisciplinarity.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
TeseLucianaCorrea.pdf (2.98 Mbytes)
Data de Publicação
2007-07-30
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.