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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.23.2014.tde-19092014-173427
Documento
Autor
Nome completo
Paola Sampaio Gonzales
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Crosato, Edgard Michel (Presidente)
Hebling, Eduardo
Peres, Sílvia Helena de Carvalho Sales
Título em português
Dental Management Survey Brazil (DMS-BR): criação e validação de um instrumento de gestão para odontologia e sua relação com a satisfação profissional
Palavras-chave em português
Gestão
Marketing
Odontologia
Satisfação profissional
Resumo em português
As dimensões que abrangem a satisfação no trabalho, a qual tem impactos na qualidade de vida e saúde física e mental do trabalhador, podem interceptar aspectos de gestão. Assim, o objetivo deste estudo foi criar e validar a escala Dental Management Survey Brazil (DMS-BR) e descobrir possíveis relações com a satisfação profissional a partir da escala Dentist Satisfaction Survey (DSS), já validada para a língua portuguesa. A pesquisa foi aprovada no Comitê de Ética em Pesquisa da FOUSP. A criação do instrumento DMS-BR envolveu uma pesquisa na literatura sobre gestão de serviços odontológicos. Depois de criada a primeira versão, foram realizadas 10 auditorias em consultórios odontológicos particulares da Grande São Paulo para verificação da aplicabilidade do instrumento. Nesta etapa, o instrumento foi modificado até chegar em sua versão final, cuja composição consiste em 9 dimensões: ponto, paciente, financeiro, marketing, concorrência, qualidade, equipe, carreira e produtividade. A acurácia do instrumento foi medida por meio da diferença estatística das respostas de 9 profissionais, que responderam o questionário em um intervalo de 30 dias. Os resultados mostraram que não houve diferença estatisticamente significantes entre os dois momentos, garantindo a acurácia do instrumento. Na fase de validação do instrumento, 247 cirurgiões-dentistas, sendo a grande maioria de São Paulo, responderam o questionário on-line, juntamente com a escala DSS de satisfação profissional. Os resultados mostram que o instrumento possui boa confiança externa e validade interna (Alpha de Cronbach= 0,925) e está validado. A média geral dos respondentes foi de 3,77 (DP= 0,45), sendo 4,23 (DP= 0,54) para a dimensão ponto; 4,10 (DP= 0,47) para a dimensão qualidade; 4,02 (DP= 0,56) para a dimensão equipe; 3,87 (DP= 0,64) para a dimensão carreira; 3,85 (DP= 0,53) para a dimensão paciente; 3,73 (DP= 0,64) para a dimensão produtividade; 3,68 (DP= 0,62) para a dimensão concorrência; 3,47 (DP= 0,72) para a dimensão financeiro; e 3,10 (DP= 0,71) para a dimensão marketing. Observa-se que os indicadores críticos da gestão na Odontologia foram correspondentes às dimensões ponto, qualidade e equipe. A satisfação profissional da amostra mostrou-se neutra, com média de 3,43 (DP=0,53). Os constructos da escala DMS-BR mostraram-se capazes de impactar a satisfação profissional da amostra estudada, sendo que as dimensões que mais influenciaram a satisfação profissional foram produtividade, financeiro e paciente. Assim, conclui-se que a gestão no âmbito da odontologia pode impactar a satisfação com a atividade laboral.
Título em inglês
Dental Management Survey Brazil (DMS-BR): creation and validation of a management instrument for Dentistry and the relationship with the job satisfaction
Palavras-chave em inglês
Dentistry
Job satisfaction
Management
Marketing
Resumo em inglês
Many dimensions that reach the job satisfaction, which have impacts on quality of life and physical and mental health worker, become many times by scope of management. So, the objective of this study was create and validate the Dental Management Survey Brazil (DMS-BR) scale and discover possible relations with the job satisfaction using Dentist Satisfaction Survey (DSS) scale, already validated to Portuguese language. The research was approved in the Ethics in Research Committee of FOUSP. The process of creation of the DMS-BR involved a research in literature about management of Dentistry services. After created the first version were performed 10 audits in private dental offices of Grande São Paulo for the verification of the applicability of the instrument. In this stage, the instrument was modified until arrives at its final version, whose the composition consists in 9 dimensions: place, patient, marketing, financial, rivalry, quality, team, career and productivity. To verify the accuracy, the questionnaire was answered by 9 professionals in a interval of 30 days and the answers did not show statistical differences. For the validation process of the instrument, 247 dental surgeons, being the majority of São Paulo, answered the on-line questionnaire, together with the DSS scale about job satisfaction. The results showed that the instrument has good external confidence and internal valiance (Alpha de Cronbach= 0,925) and it is validated. The overall average of respondents was 3,77 (DP= 0,45), being 4,23 (DP= 0,54) to the place dimension; 4,10 (DP= 0,47) to the quality dimension; 4,02 (DP= 0,56) to the team dimension; 3,87 (DP= 0,64) to the career dimension; 3,85 (DP= 0,53) to the patient dimension; 3,73 (DP= 0,64) to the productivity dimension; 3,68 (DP= 0,62) to the rivalry dimension; 3,47 (DP= 0,72) to the financial dimension; and 3,10 (DP= 0,71) to the marketing dimension. It was observed that the critic indicators of management in Dentistry were correspondents to the place, quality and team dimensions. The job satisfaction of the sample was neutral, averaging 3,43 (DP=0,53). The scale constructs DMS-BR demonstrate capable to impact the job satisfaction of the studied sample, and the most influent dimensions of the job satisfaction were the productivity, financial and patient. By this findings, it is possible to conclude that management applied to Dentistry can be associated with the job satisfaction.
 
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Data de Publicação
2014-11-25
 
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