• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.23.2015.tde-21092015-122951
Documento
Autor
Nombre completo
Jaqueline Montoril Sampaio Mota
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Crosato, Edgard Michel (Presidente)
Lino Júnior, Hélion Leão
Zaitter, Wellington Menyrval
Título en portugués
Percepção e conhecimentos de estratégias de gestão para o ingresso no mercado de trabalho dos alunos que cursaram o último ano da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo em 2014
Palabras clave en portugués
Educação
Estratégias de gestão
Organização e administração
Planejamento em Odontologia
Resumen en portugués
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Odontologia determinam que, dentro das competências e habilidades que o cirurgião-dentista precisa desenvolver, encontra-se a capacidade de administração e gerenciamento de sua carreira, devendo estar apto para ser empreendedor, gestor e empregador, bem como para exercer papel de liderança dentro das equipes de saúde bucal. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo é verificar a percepção e os conhecimentos dos alunos do último ano da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo em relação às estratégias de gestão para o ingresso no mercado de trabalho. Para tanto, foi realizado um estudo transversal, aplicando-se um questionário aos alunos que já haviam cursado a disciplina de Gestão e Planejamento em Odontologia de 2014. Os resultados foram tabulados em planilha Excel e analisados no pacote estatístico STATA 13.0. Dos 109 alunos matriculados na disciplina, 107 (99%) participaram da pesquisa, sendo a amostra composta por média de idade de 25 anos e por 70% dos participantes do gênero feminino. A partir da análise dos resultados, foi possível observar que 35,51% dos alunos sabem descrever com clareza o objetivo da organização na qual pretendem trabalhar; 45,79% acreditam que estão diante de uma oportunidade real para obter sucesso profissional; 58,88% estão seguindo esse caminho pela satisfação profissional; 37,38% aceitam riscos; 34,64% acreditam ter conhecimentos para gerir um bom negócio; e 54,21% consideram ter capacidade para liderar pessoas. Foi possível concluir, com este estudo, que a disciplina em questão consegue desempenhar o seu papel de auxiliar e orientar os alunos nessa transição para o ingresso no mercado de trabalho, tendo sido efetiva no aprendizado dos conhecimentos referentes às estratégias de gestão e empreendedorismo para esse início de carreira. Nesse sentido, observa-se ser fundamental que, ao longo do curso de graduação, a matriz curricular englobe conteúdos de gestão para o melhor desenvolvimento dessa competência.
Título en inglés
Perception and knowledge of management strategies for entering the labor market for the students who attended the last year of the Faculty of Dentistry of University of São Paulo in 2014
Palabras clave en inglés
Education
Management strategies
Organization and administration
Planning in Dentistry
Resumen en inglés
The National Curriculum Guidelines for the degree course in Dentistry determine that, within the skills and abilities that the surgeon dentist needs to develop, it is the ability of administration and management of his career, and he should be able to be an entrepreneur, manager and employer and to exercise leadership role within the oral health teams. In this context, the aim of this study is to verify the perception and knowledge of students in the last year of the Faculty of Dentistry of University of São Paulo in relation to management strategies for entering the labor market. Thus, a cross-sectional study was conducted by applying a questionnaire to students who already had studied Management and Dentistry Planning in 2014. The results were tabulated in an Excel spreadsheet and analyzed using the statistical package STATA 13.0. Among the 109 students enrolled in the course, 107 (99%) participated in the survey, the average age of the sample was 25 years old and 70% were female. From the analysis of the results, it was observed that 35.51% of students know clearly describe the organization's purpose in which they wish to work; 45.79% believe they are facing a real opportunity for professional success; 58.88% are following this path by job satisfaction; 37.38% take risks; 34.64% believe they have knowledge to manage a good deal; and 54.21% consider having the ability to lead people. It was possible to conclude from this study that the discipline in question manages its role to assist and guide students in the transition for entering the job market. It was effective in teaching entrepreneurship and management strategies for this early career. In this sense, it is observed it is essential that, throughout the course, the curricular matrix covers management contents for the best development of this competence.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-09-23
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.