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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.23.2016.tde-30092016-154353
Document
Auteur
Nom complet
Marcelli Soares de Souza Camargo
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Sesma, Newton (Président)
Rodrigues, Ricardo Soeiro
Stegun, Roberto Chaib
Tortamano Neto, Pedro
Titre en portugais
Avaliação de satisfação dos usuários e qualidade das Próteses Parcial Removível instaladas na clínica de graduação da FOUSP entre 2010-2014
Mots-clés en portugais
Prótese parcial removível
Qualidade da satisfação do paciente
Qualidade de vida
Resumé en portugais
O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade e satisfação das próteses parciais removíveis instaladas na clínica da graduação da disciplina de prótese removível no período de 2010-2014. Os pacientes que participaram da clínica nesse período foram contactados por telefone e convidados a participar da clínica de retorno da disciplina e ao mesmo tempo verificar a qualidade das próteses e a satisfação do paciente. Do total de 284 próteses instaladas nesse período, 50 foram avaliadas neste trabalho. Os pacientes que aceitaram participar da pesquisa preencheram 4 questionários: 1) TCLE, 2) Mini-mental; 3) GOHAI e 4) Anamnese da Prótese. Das próteses presentes no estudo classificaram-se em Perfeitas (sem queixa) e Problemáticas (com queixa). Após preenchido os questionários, relacionou-se a queixa principal com arco restaurado, análise da oclusão presente na prótese em função na boca, qualidade da sela, higienização da prótese e o momento em que a falha é decorrente. Como conclusão, teve-se que a queixa "soltar sozinha" foi a de maior destaque e está relacionada ao momento da falha pós- instalação. As próteses mal adaptadas estão relacionadas com uma qualidade de vida prejudicada e isto reforça que os retornos periódicos para controle da prótese são fundamentais para o sucesso clínico da prótese.
Titre en anglais
Satisfaction evaluation and quality of removable partial dentures in the FOUSP undergraduate clinic between 2010-2014
Mots-clés en anglais
Quality of life
Quality patient satisfaction
Removable partial denture
Resumé en anglais
The objective of this study was to evaluate the quality and satisfaction of removable partial dentures installed in removable prosthesis undergraduate clinic in the 2010-2014 period. Patients attending the clinic during this period were contacted by telephone and invited to participate in the discipline of clinical and return at the same time check the quality of prosthetics and patient satisfaction. Of the total of 284 implants installed during this period, 50 were evaluated in this study. Patients who agreed to participate completed 4 questionnaires: 1) TCLE, 2) MiniMental, 3)GOHAI and 4) anamnesis of the prosthesis. Prostheses present in the study were classified in Optimal (without complaint) and Problematic (complaining). Thus, the complaint related to restored arch, occlusal analysis in the function of the prosthesis, saddle quality, denture cleaning and the time when the failure is due. In conclusion, it was that the complaint "drop alone" was the most prominent and is related to the time of after installation failure. Poorly adapted prostheses are associated with impaired quality of life and this reinforces that the periodic returns to the prosthesis control are fundamental for clinical success of the prosthesis.
 
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Date de Publication
2016-10-18
 
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