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Master's Dissertation
DOI
10.11606/D.25.2013.tde-07112013-100424
Document
Author
Full name
Maria Aparecida Gonçalves dos Santos
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
Bauru, 2013
Supervisor
Committee
Hage, Simone Rocha de Vasconcellos (President)
Costa, Aline Roberta Aceituno da
Sá, Lea Silvia Braga de Castro
Title in Portuguese
Caracterização das habilidades de escrita de escolares sem dificuldades de linguagem e aprendizagem
Keywords in Portuguese
Aprendizagem
Avaliação
Educação
Ensino fundamental
Escrita manual
Linguagem escrita
Abstract in Portuguese
O ensino da língua materna tem sido objeto de pesquisa de muitos estudiosos. Uma boa produção textual requer um ensino de qualidade e uma capacidade mediadora eficaz daquele que ensina. Atualmente, retratado nos meios midiáticos, mesmo os estudantes que passaram longos anos na Educação Básica têm dificuldade de escrever um texto coerente e coeso. A redação tem sido alvo de controvérsias e críticas quanto à capacidade dos alunos que concluem o Ensino Médio e das correções realizadas pelos organizadores do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os alunos queixam-se das notas recebidas e os corretores divergem entre si. O presente trabalho desenvolveu pesquisa qualitativa e quantitativa para análise de produção textual de escolares de algumas escolas públicas e uma privada de cidade do interior de São Paulo. Os objetivos foram analisar algumas produções textuais de tipos diferentes de escolares do 4o ao 7o ano do Ensino Fundamental de escolas pública e privada, obter valores de referência para protocolo de análise textual, comparar o desempenho dos escolares com o avanço dos anos em ambas as escolas, pública e privada. Participaram 160 escolares que realizaram o teste de desempenho escolar (TDE) e posterior ao desempenho realizado foram convidados a realizar três produções textuais, narrativa, bilhete/ carta e descrição de regras de jogo. A análise estatística descritiva foi realizada com valores de média, mediana, desvio-padrão, valores mínimo e máximo. Para o desempenho entre os anos foi executado o teste de Kruskal-Wallis e Miller, já para a comparação entre anos público e particular foi utilizado o teste de Mann- Whitney, adotando o nível de significância de 5%(p<0,05). Os resultados demonstraram oscilações no desempenho na comparação entre um ano com o outro para os escolares da escola privada, ou seja, com o passar dos anos alguns melhoram suas habilidades, outros não. Já para a escola privada há uma homogeneidade, mesmo com uma queda no desempenho do 7o em alguns aspectos, estes possuem conhecimento básico consolidado. Em comparação entre uma escola e outra, a instituição privada possui um melhor desempenho dentro do que foi analisado. Fator que, possivelmente, possa ser o fato de a escola pública atingir um grupo mais amplo, isto é, os professores seguem um conteúdo programático dentro das diretrizes curriculares nacionais, mas possuem especificidade dentro de sua prática. A escola privada, sendo uma dentro de uma rede de escolas, mantém um ensino unificado, os professores seguem a linha de ensino escolhida pelos gestores.
Title in English
The Teaching of mother language has been the subject of research of many scholars
Keywords in English
Education
Elementary school
Evaluation
Handwriting
Learning
Written language
Abstract in English
A good textual production requires a teaching of quality and an efficacious mediation capacity of the person who teaches. Nowadays, as reported by media, even students who have spent long years in Basic Education have difficulty to write a coherent and cohesive text. Essays have been a target of controversies and criticisms, concerning the capacity of students who graduate in High School and the corrections made in their writings by High School National Exam (ENEM) organizers. The students complain about test results and the people who correct the exams diverge from each other. This present work developed a qualitative and quantitative research for the analysis of text production of students from some public schools and from one private school in a town of the interior of Sao Paulo, in Brazil. The purposes were to analyze some text productions of different kinds of students, from 4th to 7th grade, from public and private Elementary Schools, to obtain reference values and to have a record of essays and be able to compare the students performance through the years and between public and private schools. One hundred and sixty students participated and carried out the school performance test (TDE), and thereafter were invited to elaborate three text productions narrative, letter and description of play rules. The descriptive statistical analysis was realized with values of middle, median, standard deviation, minimum and maximum values. For performance between years, it was used the test of Kruskal-Wallis and Miller. For comparison between students from public and private schools, it was applied the test of Mann-Whitney, with the significance level of 5%. The results showed oscillations in performance and comparison from one year to another, to the students in public schools, in other words, over the years, some have improved their skills, others not. As for private schools, there is a homogeneity even with a drop in performance of the 7th grade in some aspects, so the students have basic knowledge consolidated. In comparison between one school and another, the private institution has a better performance in what was analyzed. The reason for this could possibly be the fact that the public schools reach a wider group, and then teachers follow a syllabus within the national curriculum guidelines, but have specificity within your own experience. The private school, one in a network of schools, maintains a unified teaching and teachers follow the line chosen by education managers.
 
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Publishing Date
2013-11-12
 
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