• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2023.tde-22062023-162037
Document
Auteur
Nom complet
Rebeca Liaschi Floro Silva
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Bauru, 2023
Directeur
Jury
Jacob, Regina Tangerino de Souza (Président)
Bucuvic, Érika Cristina
Levy, Cilmara Cristina Alves da Costa
Lopes, Natália Barreto Frederigue
Titre en portugais
Inclusão "virtual" ou real de estudantes com deficiência auditiva durante a pandemia da covid-19: uma pesquisa sobre a situação escolar dos usuários de um serviço de saúde auditiva
Mots-clés en portugais
Inclusão escolar
Tecnologia de assistência auditiva
Vírus coronavírus
Resumé en portugais
Objetivo: Investigar o conhecimento e uso das ferramentas de acessibilidade e uso das ferramentas de acessibilidade de alunos com deficiência auditiva durante o ensino remoto no período da pandemia da COVID-19. Métodos: Investigação realizada com 24 pais de estudantes com DA e 7 estudantes com DA (com idades compreendidas entre os 4 e os 20 anos), que foram avaliados em um Centro Público de Reabilitação Audiológica. Os dados foram coletados por telefone. Os participantes responderam a um questionário composto por 9 perguntas sobre o uso de dispositivos eletrônicos, ferramentas de acessibilidade e estratégias nas aulas virtuais durante a pandemia. Os dados foram analisados por métodos descritivos. Resultados: 24 pais de estudantes com DA e 7 estudantes com DA responderam que: 45,5% eram aulas síncronas, assistidas por computador; 36,4% eram aulas síncronas, assistidas pelo celular; 13,6% foram aulas assíncronas, assistidas pelo celular; e 4,4% foram aulas assíncronas, assistidas pelo computador. Os outros 12 alunos tiveram acesso às atividades em outros formatos. 67,6% dos alunos precisaram de ajuda familiar para participar das atividades virtuais. 35,3% relataram que a escola forneceu ao aluno algum suporte específico para o ensino a distância e 64,7% relataram não receber nenhum suporte. Conclusão: O estudo permitiu compreender o acesso dos alunos com DA ao ensino remoto. Ele nos auxiliará na criação de diretrizes específicas para promover o acesso à educação à distância, reduzindo o risco de impactos negativos no processo de aprendizagem desses alunos.
Titre en anglais
Virtual inclusion or real of hearing loss students during coronavirus pandemic: a research about scholars situation of hearing health care service users
Mots-clés en anglais
Coronavirus
Hearing assistance technology
School inclusion
Resumé en anglais
Aim: To investigate students with hearing loss (HL) access to remote learning during the COVID-19 pandemic. Method: Research was conducted with 34 parents and 7 students of individuals with AD (aged between 4 and 20 years) who were evaluated in a Public Hearing Health Service. Data were collected by telephone. During the pandemic, participants answered nine questions about using electronic devices, accessibility tools, and strategies in virtual classes. Descriptive methods analyzed data. Results: 34 parents of students with HL responded that: 45.5% of the types were synchronous and computer-assisted; 36.4% were synchronous and assisted by cell phone; 13.6% were asynchronous and assisted by cell phone; 4.8% were watched asynchronously on a cell phone or computer. The rest of the classes took place in other formats. 67.6% of students needed help from family members to participate in virtual activities. 35.3% reported that the school provided the student with specific support for distance learning, and 64.7% reported not receiving any help. Conclusion: The study allowed us to understand the access of HL students to remote teaching and to develop material to overcome such difficulties. Specific guidelines to promote access to distance education should be proposed to reduce the risk of negative impacts on the learning process of this population.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-06-23
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.