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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2019.tde-26082019-184743
Documento
Autor
Nombre completo
Caroline Pascon
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Bauru, 2019
Director
Tribunal
Costa, Aline Roberta Aceituno da (Presidente)
Domeniconi, Camila
Mendes, Liliane Campos Stumm
Oliveira, Ariadnes Nobrega de
Título en portugués
Avaliação e adequação de um livro de estimulação da linguagem escrita
Palabras clave en portugués
Alfabetização
Fonoaudiologia
Materiais de ensino
Resumen en portugués
A aprendizagem da linguagem escrita é influenciada pelo domínio da linguagem oral, das habilidades do processamento fonológico e outras habilidades como letramento, princípio alfabético e processos perceptuais auditivos e visuais. Pensando nisso, um grupo de alunas do curso de Fonoaudiologia elaborou um material instrucional com o objetivo de estimular essas habilidades, apontadas pela literatura como importantes para o processo de alfabetização. Posteriormente o material se transformou em livro e foi intitulado como Conte com a Fono! Histórias e atividades para crianças em fase de alfabetização. Em prol da melhoria do livro e avaliação deste por profissionais que poderão fazer uso do mesmo, o presente trabalho se propôs a realizar três estudos: Estudo 1: Materiais instrucionais para estimulação de linguagem oral e/ou escrita em crianças: revisão integrativa; Estudo 2: Avaliação e adequação de um livro voltado para estimulação da linguagem escrita; e Estudo 3: Aplicabilidade e efeitos do livro Conte com a Fono! em professores de escolas municipais. O Estudo 1 investigou a existência e as características de materiais instrucionais voltados à estimulação de linguagem por meio de uma revisão integrativa. O Estudo 2 se propôs a avaliar o livro do ponto de vista estético, por designers; quanto à linguagem, por professores bacharéis em letras e do ponto de vista do conteúdo abordado, por fonoaudiólogos. Além disso, também teve o propósito de, ao final, adequar o material a partir dos apontamentos dos profissionais participantes. Já o Estudo 3 teve o intuito de averiguar os efeitos da leitura do livro na construção de conhecimento teórico e prático sobre habilidades importantes para o desenvolvimento de linguagem escrita, em professores de primeiro ciclo (1º ao 3º ano do Ensino Fundamental) de escolas públicas. Os relatos dos três estudos encontram-se a seguir. O livro Conte com a Fono!, resultado final deste trabalho encontra-se disponível no site da Universidade de São Paulo e é de acesso gratuito.
Título en inglés
 
Palabras clave en inglés
Literacy
Speech, language and hearing sciences
Teaching materials
Resumen en inglés
Written language learning is influenced by oral language, phonological processing abilities, and other skills such as literacy, alphabetic principle, and auditory and visual perceptual processes. With that in mind, a group of Speech-language Therapy majors designed instructional materials aimed to simulate those skills, which are considered by literature as an important aspect for the literacy process. Later, those materials became a book called, Conte com a Fono! Histórias e atividades para crianças em fase de alfabetização (Count on the Speech-language Pathologist! Stories and activities for children developing literacy, in Portuguese). In order for the book to be improved and assessed by professionals who can use it, this research proposed three studies: Study 1: Instructional materials for oral and/or written language stimulation in children: integrative review; Study 2: Assessment and adjustment of a book aimed at stimulating written language; and Study 3: Applicability and effects of the book "Conte com a Fono!" on municipal school teachers. Study 1 investigated the existence and characteristics of instructional materials aimed at language stimulation through an integrative review. Study 2 proposed an assessment of the book a) by designers regarding its design visual aspects, b) by Portuguese teachers regarding its language, and c) by speechlanguage pathologists regarding its content. Besides, Study 2 also aimed to adjust the material taking into account the participating professionals' opinions. On the other hand, Study 3 aimed to investigate how reading the book would impact the building of theoretical and practical knowledge on important skills for the development of written language in public elementary school teachers (1st to 3rd-grade). The reports of the three studies are as follows. The book "Conte com a Fono!" which is the ultimate result of this research, is available on the University of São Paulo website and is free of charge.
 
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Fecha de Publicación
2019-09-10
 
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