• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2016.tde-05092016-145612
Documento
Autor
Nombre completo
Luciano Augusto da Silva
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Bauru, 2016
Director
Tribunal
Machado, Maria Aparecida de Andrade Moreira (Presidente)
Chamma, Paula Valéria Coiado
Silva, Thiago Cruvinel da
Título en portugués
Desenvolvimento de aplicativo como objeto de aprendizagem: Atlas Virtual Interativo para o ensino da anatomia cabeça e pescoço direcionado à Odontopediatria
Palabras clave en portugués
Anatomia cabeça e pescoço
Atlas virtual
Objeto de aprendizagem
Realidade virtual na odontologia
Resumen en portugués
Este estudo investiga o uso e o desenvolvimento de objetos tecnológicos no aprendizado sobre anatomia humana, em específico, dos ossos que compõem a cabeça. Esta pesquisa tem por motivação determinar se a tecnologia facilita o aprendizado de um conteúdo que é principalmente visual. O uso e as aplicações de interfaces tecnológicas interativas e imersivas propiciam novas ferramentas de estudo para profissionais e alunos da área de saúde. Por meio destas, usuários podem contar com instrumentos de estudo interativos que oferecem ao usuário sensação de imersão e melhor compreensão do ambiente. Este trabalho, portanto, tem como foco o desenvolvimento de um atlas virtual interativo e tridimensional para o estudo da anatomia da cabeça e do pescoço. Por meio desse atlas, denominado Objeto de Aprendizagem (AO), alunos e profissionais da saúde podem estudar a anatomia da estrutura da cabeça e do pescoço por meio de uma ferramenta interativa dotada de recursos de animação, o que fornece ao usuário a sensação de imersão.
Título en inglés
Development of an Application as a Learning Object: Virtual Interactive Atlas for Teaching the Anatomy of Head and Neck, aimed at Pediatric Dentistry
Palabras clave en inglés
Head and neck anatomy
Learning object
Virtual atlas
Virtual reality in dentistry
Resumen en inglés
This study investigates the use and the development of technological objects in the learning process related to human anatomy, especially the bones that make up the head. This research is motivated by determining whether this technology facilitates the learning process of a mainly visual content. The use and the application of interactive and immersive technological interfaces provide new study tools for professionals and students of health. As a result, users can rely on interactive study tools that offer the user a sense of immersion and a better understanding of the environment. This paper therefore focuses on the development of an interactive three-dimensional virtual atlas in order to study the anatomy of the head and the neck. With this atlas called Object Learning (AO), students and health professionals can study the anatomy of the head structure and the neck by an interactive tool complemented with animated features, which gives the user a sense of immersion.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2016-09-06
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.